24 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Banana fica 100% mais cara em Cruzeiro do Sul, devido exportação para outros estados

Por

- Publicidade -

O município de Cruzeiro do Sul (AC), é referência no que se refere à banana, mas nos últimos meses, o preço médio do fruto que era R$ 2,50, subiu para R$ 5,00 a palma. A alta é devido à exportação da fruta para os estados do Amazonas e Rondônia. Nos boxes do mercado não está fácil encontrar o produto.

De acordo com o secretário de agricultura, Elenildo Nascimento, a alta no preço do produto está relacionada aos revendedores de Rondônia e Amazonas que estão comprando a fruta direto do produtor, dentro dos ramais de Cruzeiro do Sul. Um outro fator é devido a alagação no ano de 2021, onde destruiu inúmeros bananais.

“A nossa banana é muito valorizada nos outros estados, e os revendedores tem muito interesse em comprar. O grande problema é que nosso mercado local, não estava preparado para isto, devido estes compradores, nós estamos ficando desabastecidos. Um outro problema foi a cheia histórica que tivemos no ano passado, que destruiu vários bananais”, disse Elenildo.

Elenildo disse ainda que a prefeitura está buscando incentivar o produtor que faça um plantio maior. “Estamos incentivando os produtores plantarem uma maior quantidade, e que fique uma boa parte desse plantio aqui dentro da nossa cidade”, finalizou.

- Publicidade -
Copiar