Com a nova onda de Covid-19 e o surto de influenza que o Acre está enfrentado, as unidades de saúde precisaram fazer algumas mudanças para evitar um colapso na saúde pública. O Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, revelou que uma das modificações feitas se referem aos acompanhantes e ao atendimento dos pacientes.
A doutora Suiane Medeiros, infectologista da unidade hospitalar, falou a respeito dessas mudanças. Segundo ela, os funcionários do hospital também estão adoecendo e precisam sem afastado, por isso, a equipe resolveu se reunir para traçar estratégias de combate a essa transmissão.
“Decidimos que os acompanhantes para os pacientes internados, sejam de ala covid ou não, terão que ter a disponibilidade de permanecer com o paciente durante toda a sua internação. Não sendo permitida a troca de acompanhantes, exceto em situações excepcionais”, explicou.

Vale ressaltar que o acompanhante também precisa utilizar a máscara durante toda a estadia na ala hospitalar, além de apresentar a carteirinha de vacinação.
A doutora explicou ainda que para os acompanhantes dos pacientes que estão em observação no Pronto Socorro, a liberação será dada a caso. “Isso vai depender da gravidade do paciente, da necessidade que ele tiver. Vai ser uma decisão do médico”, disse.
Em relação ao atendimento ambulatorial, a infectologista disse que os dias e os números de pacientes para receberem atendimento serão reduzidos, a fim de evitar a aglomeração de pessoas na recepção. “Utilizaremos um agendamento com relação a esses ambientes e a distribuição dos médicos nos ambulatórios”, finalizou.