32.2 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Encarregada da limpeza em Cruzeiro do Sul exige que funcionários trabalhem doentes: “E quem não se fizer presente vai estar fora”

Por

- Publicidade -

Em áudios espalhados em grupos de Whatsapp, a encarregada da Limpeza Pública do município de Cruzeiro do Sul, Verônica Gomes, aparece reclamando a respeito da quantidade de afastamento por atestados médicos de garis e motoristas por causa de gripe. Ela convoca uma reunião para tratar do assunto e diz que todos devem participar, mesmo quem estiver “morrendo”.

“Amanhã às 8 horas da manhã vai ter uma reunião no almoxarifado da Cobal. Então quem tá com atestado, quem tá morrendo, quem tá com soro no braço arranje uma ambulância e vá. E quem não se fizer presente vai estar fora porque eu não vou bater cabeça pra poder trabalhar não”.

A encarregada faz pouco caso dos impactos da gripe entre os trabalhadores. Segundo ela os atestados só seriam aceitáveis se fossem por Covid-19. Ela conta que já teve gripe e seguiu trabalhando e também questiona o período de atestados de até 6 dias por causa de gripe.

” Eu tô querendo localizar esses médicos que deram atestados de 5 dias, de 6 dias. Isso não existe. A não ser Covid, mas com gripe? Eu peguei essa gripe e nem arriei, fui trabalhar assim de qualquer jeito. Agora o cara pega atestado de 6 dias com gripe é brincadeira, dá licença “, reclama ela.

O setor de limpeza pública faz parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Acre de Cruzeiro do Sul. Igor Neves, titular da pasta, disse que não é orientação do prefeito Zequinha Lima e nem dele, a forma de tratamento dada aos trabalhadores por Verônica por meio dos áudios.

O gestor diz que devido ao período de fim de ano, quando a quantidade de lixo descartada no comércio e nas residências aumenta, houve ao mesmo tempo uma maior demanda pelo serviço de limpeza pública e redução da mão de obra, por conta da gripe. De acordo com Neves a média diária de recolhimento de lixo é de 50 a 60 toneladas. E neste período, houve um incremento de 10 toneladas. Ao mesmo tempo, o quadro de 45 garis, em alguns dias, teve redução de até 50%, sendo que alguns apresentaram atestados e outros, conforme informações dele, faltaram sem justificar.

“Essa reunião citada nos áudios não ocorreu e eu mesmo passei a tratar do assunto. Há uma cobrança forte da população pelo serviço de limpeza no município e isso pode ter gerado um quadro de stress na servidora, mas a orientação do prefeito, é de sempre levar em consideração o bom estado de saúde de nossos colaboradores e manter a cidade limpa”, conclui.

- Publicidade -
Copiar