22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Governo decreta Situação de Emergência em decorrência do aumento de casos de Covid-19 e síndromes gripais

Por

- Publicidade -

O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressista), publicou na edição extra do Diário Oficial desta segunda-feira (10), o decreto de “Situação de Emergência” no estão, em decorrência da superlotação das unidades de saúde por conta do surto de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) e Síndromes Gripais.

A decisão levou em consideração o Boletim Info Gripe da Fiocruz da semana epidemiológica 48, que apresenta tendência de alta no número de casos de SRAG no Acre e em outros 11 estados. A Comunicação de Risco da Rede CIEVS já mostrava no ano passado, aumento de casos de Influenza, inclusiva com identificação do vírus H3N2, em várias partes da federação.

De acordo com os dados das unidades estaduais de saúde, foram realizados cerca de treze mil atendimentos de casos suspeitos de Síndrome Gripal, entre 01 e 31 de dezembro de 2021. Em Rio Branco, cresceu em até 120% o número de internações por síndromes gripais. “Fica declarada, no âmbito do Estado do Acre, a existência de situação anormal caracterizada como Situação de Emergência, em razão da superlotação das unidades estaduais de saúde causada pelo surto de Síndrome Gripal e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG)”, aponta o decreto.

Assim, fica autorizada medidas administrativas urgentes necessárias à manutenção ou restabelecimento da capacidade de resposta do Poder Público para o enfrentamento da situação. A vigência do decreto é de 90 dias, caso haja necessidade, pode ser prorrogado por igual período.

- Publicidade -
Copiar