24 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Moradores do bairro da Várzea reclamam da falta de manutenção em trapiche e limpeza de canal

Por

- Publicidade -

Os moradores do bairro Várzea, em Cruzeiro do Sul (AC), há tempos sofrem com inúmeras mazelas sociais, quase todos os inícios de ano passam por tristes alagações, onde tem de correr com seus moveis para residências de parentes em outros bairros da cidade, para não ter que ficarem embaixo d’água.

Neste último dia do ano de 2021, alguns moradores procuram a equipe dO Juruá em Tempo, em busca de relatar suas tristes situações. Segundo eles, para ter acesso as suas residências, alguns precisam passar por uma espécie de trapiche, feito de tabuas. Devido a última cheia do rio, as madeiras apodreceram e não foi realizado nenhum tipo de reparo, com isto, parte do local começou a cair, dificultando o acesso para suas residências.

Francisco Carneiro, conhecido ‘Fransquinho’, morador do bairro há mais de 20 anos, enfatizou que seu medo maior é caso houver uma cheia este ano, não vai ter como tirar seus objetos de sua residência, pois, o único local que dá acesso está intrafegável. “Se o rio chegar a alagar, ninguém vai conseguir tirar as coisas de dentro de casa não, o trapiche dessa forma é impossível”.

Seu Fransquinho disse ainda, que nas gestões municipais passadas era realizado um serviço de limpeza do canal e reforma das tabuas do trapiche. “Eu quero pedir que o Poder Público olhe para nós, os moradores da Várzea, estamos esquecidos. Na época de pedir votos, todos eles vêm aqui pedir, agora eu estou aqui fazendo um apelo, já que ganharam, então venham aqui limpar o canal do nosso bairro e reformar esse nosso trapiche. Somos mais de 100 famílias que moram nessa parte”, enfatizou.

O morador Aldemizio Lima, informou ainda que o perigo maior são as crianças que caem no canal todos os dias, por falta das tabuas no local. “As crianças aqui caem basicamente todos os dias, já que não tem as tabuas do trapiche, e elas tem mais dificuldade em andar aqui por cima. Não queremos fazer nenhum tipo de protesto, apenas ajuda da prefeitura para recuperar esse nosso local de passagem”.

“Quero pedir ao prefeito Zequinha Lima, que olhe para nossa situação, somos moradores de Cruzeiro do Sul, e temos que ficar nesta humilhação diária. Mende uma equipe para iniciar a limpeza e manutenção aqui”, finalizou Aldemizio.

- Publicidade -
Copiar