23.4 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

No Acre, vacinação de crianças entre 5 e 11 anos começa em fevereiro

Por

- Publicidade -

De acordo com a decisão do Ministério da Saúde, as crianças foram incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Vale ressaltar que a imunização para a faixa etária de 5 a 11 não será obrigatória. Conforme o Programa Estadual de Imunização do Acre, a campanha deve iniciar em fevereiro, com a previsão de imunizar cerca de 120 mil crianças.

Nesta quarta-feira (05), o ministro titular da Pasta, Marcelo Queiroga anunciou, em Brasília, a previsão de que este público, 20 milhões de crianças, comece a ser vacinado ainda a partir de janeiro.

A campanha será realizada por faixa etária, tendo prioridades as crianças que possuem deficiências permanentes ou comorbidades. Os pais ou responsáveis devem acompanhar os pequenos, mostrando sua concordância com a ação. Em caso de ausência, o ato deve ser autorizado através de um termo assinado.

A Pasta orienta que os pais procurem uma recomendação médica antes da imunização. A vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer (Comirnaty), autorizado para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose.

Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde, lembrou que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos representam 0,34% do total registrado no Brasil de março de 2020 a dezembro de 2021.

Estiveram presentes na mesa principal, o secretário-executivo, Rodrigo Cruz; o secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso; e a assessora técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Marcela Alvarenga.

O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, já encomendou mais de 20 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer. Espera-se que esses imunizantes sejam entregues ainda nos três primeiros meses deste ano. Estima-se que mais de 3,5 milhões de dose desembarque no país até o final de janeiro. Três voos estão previstos para chegar com 1,248 milhão de vacinas cada. O primeiro desembarcará no Brasil no dia 13 de janeiro, o segundo dia 20 e o terceiro dia 27.

A distribuição das doses para os estados e o Distrito Federal será de maneira proporcional, levando-se em consideração o número aproximado de crianças nessa faixa etária em cada unidade federativa.

As vacinas são parte do contrato assinado pelo Ministério da Saúde com a Pfizer ainda em novembro de 2021. O termo prevê a entrega de 100 milhões de novas doses de vacina em 2022, incluindo todas as faixas etárias que podem ser incorporadas ao PNO.

- Publicidade -
Copiar