Ícone do site O Juruá Em Tempo

Nuvem gigante corta o céu e chama a atenção em Rio Branco

Muitos rio-branquenses fizeram registros de uma nuvem gigante que cortou o céu da capital acreana na manhã desta quinta-feira (13). As imagens circularam nas redes sociais e despertaram curiosidade em muitos.

O g conversou com o meteorologista Alejandro Fonseca, que disse que não analisou profundamente o fenômeno, mas que se trata de algo comum chamado nuvem de cúmulo-nimbo, uma das maiores formadas nos padrões climáticos da terra.

A aparência alta, semelhante a uma coluna, geralmente com um topo plano, pode indicar raios fortes, chuva forte e ventos fortes. As nuvens de tempestade se formam a partir do ar quente que esfria e cria gelo em altitudes mais altas, ou altura acima do solo, e chuva em níveis mais baixos.

“Aparentemente é uma nuvem de chuva chamada de cúmulo-nimbo, observa-se que sua base está relativamente baixa, possivelmente a 200 metros do solo. Ela tem um desenvolvimento vertical tal que sua parte superior pode estar até 18 km de altura aqui na Amazônia. A água precipitável, segundo as imagens, se distribui acima e abaixo da faixa que aparece mais clara no aspecto da nuvem”, destacou.

Muitos internautas fizeram os registros em Rio Branco — Foto: Cleison Carvalho/Arquivo pessoal

Com informações G1 Acre

Sair da versão mobile