Os ônibus do transporte coletivo de Rio Branco circulam normalmente nesta quarta-feira (19) após dias de embate e negociações entre empresas, motoristas e prefeitura.
A informação sobre a normalização do serviço é do Sindicato dos Transportes do Acre (Sinttpac) e foi confirmada por uma equipe da Rede Amazônica que esteve no Terminal Urbano da capital. Por lá, a movimentação é tranquila nesta terça.
Na manhã de terça (18), os ônibus voltaram a operar em Rio Branco após dois dias de suspensão nos serviços. A retomada foi possível após a prefeitura assumir o transporte público da capital por meio de uma intervenção parcial do sistema.
No entanto, durante a tarde um grupo de cerca de 35 motorista de ônibus fechou o Terminal Urbano, no Centro de Rio Branco, na tarde desta terça-feira (18) em protesto. Os trabalhadores alegaram que a prefeitura não tinha dinheiro para pagar a diária no valor de R$ 100 ajustada com a categoria pela manhã.
O ato durou cerca de 20 minutos e a circulação de ônibus no Terminal foi liberada. Uma equipe da prefeitura conversou com os motoristas. A assessoria de comunicação da prefeitura informou que os motoristas saíram tarde da garagem pela manhã e por volta do meio-dia queriam encerrar o expediente e receber.
Mas, a gestão ainda não tinha, de fato, os valores para repassar. A prefeitura garantiu que o pagamento foi feito aos motoristas assim como foi acordado pela manhã.
Com a intervenção, a prefeitura afastou a atual presidência do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Estado do Acre (Sindcol) e assumiu a direção do sistema.
Em um ofício enviado ao Sindcol e aos representantes das empresas de ônibus, a gestão municipal informou sobre a medida e determinou que está vedada a movimentação financeira das contas do Sindcol e das concessionárias, sem a devida autorização da gestão municipal.
- Fonte: g1.

