O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo municipal cobrado do cidadão que possui um ou mais imóveis, residenciais ou comerciais, em seu nome. Cada propriedade apresenta um IPTU distinto e essa cobrança é feita anualmente, geralmente, nos primeiros meses do ano. A prefeitura de cada município é responsável por informar ao proprietário o valor do IPTU e as formas de pagamento que, em geral, costumam ser à vista ou parcelado.
O valor arrecadado por meio do IPTU é encaminhado aos cofres públicos e pode ser utilizado para o pagamento de diferentes contas que a administração municipal precisa honrar. Entre elas, contratos de prestação de serviços.
Nesta quarta-feira (26), o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, lançou a campanha IPTU Premiado 2022. Segundo o prefeito, o objetivo dessa campanha é aumentar os recursos arrecadados para assim, crescer a quantidade e a qualidade dos serviços públicos ofertados.
“Grande parte dos serviços essenciais de infraestrutura que a prefeitura pode oferecer ao cidadão é proveniente da arrecadação através dos impostos. Todo mundo quer uma rua pavimentada, iluminada, quer o Tapa Buraco passando, e nós temos nos esforçado muito pra que possamos melhorar esses serviços, mas podemos melhorar mais ainda se todo mundo conseguir pagar o seu imposto, tipo IPTU e Taxa de Limpeza Pública”, disse o prefeito.
Sobre o IPTU Premiado, Zequinha Lima disse que essa é uma forma que a Prefeitura encontrou para incentivar a população a pagarem em dias os seus impostos.
“Nós não estamos criando e nem atualizando nenhum imposto, são os memos valores dos anos anteriores. O que nós estamos fazendo é dando um incentivo a mais para que as pessoas que, além de pagar, concorram uma premiação. E se a pessoa pagar em dia, ela tem a garantia de que os serviços chegaram a sua comunidade”, explicou.
O prefeito revelou que, atualmente, o índice de inadimplência de pagamento de IPTU em Cruzeiro do Sul, chegou a 70% no ano de 2021. E o da taxa de Limpeza Pública alcançou os 86%. “Precisamos melhorar isso. Nós deixamos de arrecadar quase R$ 6 milhões no ano de 2021 só de Taxa de Limpeza e de IPTU”, revelou.
Vale destacar que, essa campanha foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, e será uma lei permanente que todos os anos será decretada. “Aprovamos, na realidade, em unanimidade sem nenhum tipo de aumento para a população, porque isso também é uma preocupação nossa, de conscientizar a população da importância desse pagamento. Para ter o direito você também tem que cumprir os seus deveres”, disse o vereador Elter Nobrega, secretário da Câmara Municipal
Em relação as datas de vencimento do IPTU, a Cota Única ou a primeira parcela vencerá no dia 31 de março de 2022. O cidadão deve entrar no site da Prefeitura e escolher a forma de pagamento. Aquele que pagar em Cota Única concorrerá a mais prêmios.


