Na manhã desta quarta-feira (27), aconteceu uma reunião, em Cruzeiro do Sul, onde foi discutida ações que serão implementadas no trabalho de fiscalização e educação para conter o aumento de acidentes de trânsito no município. Só nos primeiros dias de 2022 foram registradas quatro vítimas fatais no Vale do Juruá.
Estiveram presentes na reunião representantes da Companhia de Trânsito da Polícia Militar, da 1° Ciretran e a da Secretaria Municipal de Trânsito.
James Clei Carvalho, coordenador da Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sejusp) de Cruzeiro do Sul, participou desse encontro e disse que o governador Gladson Cameli está muito preocupado com essa situação que está acontecendo na região. Segundo ele, foi feita uma análise desses acidentes e observaram que o trabalho dos órgãos tem sido feito, mas a população está desatenta ao trânsito.
“A população não está dando a devida atenção e não está colaborando conosco. Os fatores primordiais que levaram a esses quatro acidentes foram questões de negligência e imprudência, ou seja, uma decisão tomada pelo condutor”, disse o coordenador.
Fábio Correia, Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, destacou que tanto a Secretaria, quanto a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, continuam fazendo o trabalho de sinalização das ruas e que em 2022 já foram feitas mais de 500 abordagens de Educação no Trânsito. “O município está fazendo a sua parte. Pedimos aos condutores que também façam a sua parte. Ao conduzir não use o celular, use o cinto e se beber não dirija. Os acidentes que estão acontecendo é falta de atenção”, destacou.
Vale destacar que a 1° Ciretran, em Cruzeiro do Sul, é uma referência no estado quando o assunto é educação no trânsito. Segundo Isaías Queiroz, chefe do órgão, no ano passado foram realizadas algumas atividades educativas como a Semana Nacional de Trânsito, Dia Mundial em Memórias as Vítimas de Trânsito e Boas Festas com Trânsito Seguro. “A Ciretran está atenta a tudo que acontece no trânsito. O nosso trabalho, mesmo com a pandemia, não parou. Temos todo um cronograma já para o mês de fevereiro de educação e prevenção”, disse.
Queiroz disse ainda que a 1° Ciretran, além de trabalhar em conjunto com o 6° BPM/PELTRAN e com a prefeitura, nas abordagens, ainda farão a parte educacional. “Fazemos diariamente blitzes educativas, entrega de panfletos, palestras nas instituições públicas e nas escolas. Já temos traçado esse cronograma para ser executado em fevereiro e queremos ir em municípios vizinhos, como Mâncio Lima e Rodrigues Alves”, explicou.
O tenente Robson Belo, tenente do Pelotão de Transito do município, explicou que a PM está com diversas operações ativas, como a Relâmpago 2, que faz bloqueios e intervenções nas vias, com viés criminal. Além dessa também estão sendo realizadas operações de trânsito específicas, que a partir de agora será intensificada. “O objetivo é retirar condutores que estejam praticando infrações no trânsito, a gente sabe que até mesmo as infrações mais banais geram danos irreparáveis. Cada abordagem tem o viés de salvar vidas”, disse.

