23.2 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Vice-governador do Acre sai da UTI em hospital de SP e está fora de perigo, diz família

Por

- Publicidade -

O major Wherles Rocha, vice-governador do Acre, está fora de perigo e, de acordo com informações da sua família, saiu da UTI do Hospital Osvaldo Cruz, em São Paulo, neste domingo (2). Ele precisou passar por uma nova cirurgia na quarta-feira (29), porque equipe médica detectou hemorragia interna e um pedaço da vesícula no abdômen, que ocasionou infecção.

“Tiramos ele no momento certo. Se ficasse no Acre teria falecido. Ele chegou a SP com hemorragia interna e foi identificado pedaço da vesícula no interior. O quadro caminhava para uma infecção generalizada e consequentemente falência dos órgãos. Graças a Deus ele chegou a tempo no hospital Osvaldo Cruz. Quando ele chegou em SP, os médicos já identificaram os erros cometidos, o levaram imediatamente para cirurgia aberta. Ele apresenta água nos pulmões, mas já está tratando. Já está fora de perigo. Graças a Deus, ele ficará bem”, disse a deputada federal Mara Rocha, irmã do major.

Transferência

Na terça-feira (28), o vice-governador foi transferido de UTI aérea do Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, para o hospital de São Paulo. Ele está internado desde segunda (27), depois de passar por uma cirurgia de urgência na vesícula.

Após a internação, a equipe do vice-governador afirmou que o quadro dele era estável e que ele foi para a unidade intensiva apenas para “acelerar o processo de recuperação”.

O major foi acompanhado pela filha Emanuele e pelo cunhado Marcos Gripp. A esposa e o filho do major também foram para SP, mas em um voo comercial.

Inflamação grave na vesícula

O médico José Ricarte, foi quem fez a primeira cirurgia no vice-governador em Rio Branco. Segundo ele, Rocha teve uma inflamação grave na vesícula, foi feita a retirada, mas foi necessário levá-lo para a UTI para mais cuidados.

“De comum acordo com o paciente e sua esposa foi optado por abordagem de urgência no domingo à noite, dia 26/12/2021, quando os exames laboratoriais e de imagem indicaram piora do quadro. A cirurgia foi realizada no hospital Santa Juliana por videolaparoscopia com retirada da vesícula e drenagem da cavidade abdominal. Na manhã do dia 27/12, o paciente apresentou uma hipotensão, sendo necessário hemotransfusão e transferência do mesmo para unidade de terapia intensiva”, diz a nota assinada pelo médico.

Ricarte esclareceu também que o problema não tem relação com uma cirurgia bariátrica que Rocha fez há cerca de um mês. “Foram realizadas endoscopia e tomografia que descartaram qualquer complicação do primeiro procedimento”, pontuou.

Em nota pública, o governador Gladson Cameli, que tem diferenças políticas com o vice, destacou que neste momento deseja melhoras.
“O governador reforça que as diferenças políticas são irrelevantes neste momento, e que a recuperação do vice-governador é o que mais importa. Destacar ainda que está à disposição para prestar qualquer contribuição necessária para o restabelecimento de sua saúde, e seu retorno para casa.”

- Publicidade -
Copiar