Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Governadora Mailza assina ordem de serviço para revitalização do Parque da Maternidade, em Rio Branco
  • Causa de incêndio que destruiu casa em Cruzeiro do Sul ainda é desconhecida
  • Justiça nega pedido do MP e mantém município de Tarauacá sem condenação em caso de cemitério
  • Com alta de só 0,37%, Rio Branco tem inflação entre as menores do Brasil
  • Lula demite presidente do INSS; servidora de carreira assume cargo
  • Nove servidores da Câmara receberam R$ 2,8 milhões de horas extras
  • Fio elétrico despenca e eletrocuta homem que caminha em calçada; veja vídeo
  • Jovem é espancado após tentar beijar e pegar nos seios de adolescente
  • VÍDEO: mulher segura ‘pedaço de tronco’ em lagoa, mas se depara com jacaré
  • Influencer e ator pornô anuncia pré-candidatura a deputado pelo PL
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, abril 13
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

Acre registra o primeiro caso de mormo no estado e Idaf interdita propriedade

Por Redação Juruá em Tempo.25 de fevereiro de 20222 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF/AC) confirmou nesta quinta-feira (24) que o Acre registrou o primeiro caso de mormo no estado.

O mormo é uma doença infectocontagiosa dos equídeos (muares, asininos, equinos), causada pela bactéria Burkholderia mallei, que pode ser transmitida ao homem e eventualmente a outros animais.

O foco foi detectado em uma propriedade localizada no município de Sena Madureira, que em atenção ao que preconiza a Instrução Normativa n°6, de 16 de janeiro de 2018 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foi interditada pelo órgão de defesa.

De acordo com o IDAF, todas as propriedades com foco (onde há animais com exame positivo), bem como as consideradas vínculo epidemiológico (propriedades que possuem animais que tiveram contato com animais positivos), devem ser interditadas e realizado o saneamento do rebanho.

Por vínculo epidemiológico, um evento que estava previsto para acontecer em Rio Branco, a “Horse Week – 2° Edição”, no rancho Porta do Céu, precisou ser adiado até que todos os animais presentes no local sejam testados e liberados pelo Serviço Veterinário Oficial – SVO, garantindo assim a sanidade das pessoas e dos animais envolvidos no evento.

O mormo, ou lamparão, é uma das doenças que mais atinge os equídeos. A doença foi marcada como extinta no Brasil até que estudos sorológicos, realizados em alguns animais, identificaram a sua presença em alguns estados do Nordeste.

Equipes do IDAF e do MAPA estão em Sena Madureira trabalhando para que o foco não se dissemine. Em comunicado, o órgão estadual reforçou “a histórica parceria que tem com os produtores rurais do Acre e o compromisso com a Defesa Sanitária Agropecuária”.

  • Fonte: AC24horas.
Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.