De acordo com os dados do Portal de Informações sobre o Combate à Covid-19 no Acre, disponível do Portal de Transparência, até o dia 31 de janeiro, o estado aplicou mais de 1,1 milhão de doses. São 454.716 pessoas imunizadas com as duas primeiras doses da vacina contra doença. Em relação a terceira dose, ou dose de reforço, somente 10% da população, cerca de 74.259 pessoas, completaram o esquema vacinal.
Segundo o portal Brasil 61, até a manhã desta segunda-feira (31), Capixaba, Porto Acre e Rodrigues Alves são os municípios acreanos com a segunda imunização mais atrasada.
A Secretária de Saúde do Acre, Paula Mariano relembrou que quem completa o esquema vacinal se protege e ajuda a minimizar o cenário coletivo.
“Reflexo disso é a diminuição da ocupação dos leitos, diminuição das ocupações do UTI não só leitos clínicos, mas UTI também. Então a gente pede à população que venha completar seu esquema vacinal com a segunda dose, com a dose de reforço, que a procura tá bem baixa. Então a gente só precisa que a população procure para que a gente possa sair o quanto antes dessa pandemia. Vacinas salvam vidas”.
Rosana Melo, secretária extraordinária Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, explicou que com o avanço da nova variante Ômicron, a vacinação é de fundamental importância.
“A variante veio também para nos ensinar, que quando nós estávamos achando – nós observamos isso no Brasil inteiro, já estava um pouco arrefecido, né? Alguns deixando as máscaras, se aglomerando, relaxando, ela veio mostrar que nós ainda precisamos. A pandemia não acabou, ela não está como estava, não vamos envolver estresse pós-traumático, mas precisamos estar alertas e ser prudentes”.
Todos os estados brasileiros tem recebido lotes de vacinas enviados pelo Ministério da Saúde. Adultos acima dos 18 anos podem tomar doses da Pfizer, CoronaVac e Janssen (dose única). É importante não atrasar a dose.

