Ícone do site O Juruá Em Tempo

Decreto que proíbe eventos com mais de 300 pessoas já está valendo no Acre

Após mudança na data de vigência, o decreto que proíbe eventos para mais de 300 pessoas em todo o Acre entrou em vigor nesta segunda-feira (7). A medida se dá em meio à terceira onda da Covid-19 no estado.

Quando foi publicado inicialmente, o decreto dizia que a proibição começava a valer na quarta (2) em todo estado. No entanto, na sexta (4), o governo publicou uma nova decisão no Diário Oficial do Estado (DOE) adiando a vigência da medida.

Com o decreto, os eventos sociais, culturais, recreativos, esportivos, religiosos e similares, públicos ou particulares, destinados a público superior a 300 pessoas, com ou sem assento, ficam proibidos do dia 7 de fevereiro a 31 de março.

Em novembro do ano passado, o governo chegou a liberar eventos culturais, religiosos, shows artísticos, festivais e afins com público superior a 100 pessoas nas faixas amarela e verde da classificação de risco da pandemia. A flexibilização ocorreu durante um cenário de queda de casos de infecção e morte pela Covid-19.

Porém, no primeiro mês deste ano o Acre bateu recorde de casos positivos para a doença. Em janeiro, o estado registrou um total de 12.876 pessoas infectadas pela doença, o mês com maior número de casos desde o início da pandemia. Esse total é quase que 90% maior do que o número registrado em janeiro de 2021, que foi 6.847.

Sair da versão mobile