Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Jovem de 22 anos é morto a tiros após sair de bar no bairro da Sibéria, em Xapuri
  • Jovem de 20 anos fica ferido após acidente de motocicleta na AC-40, em Senador Guiomard
  • Após velório em Rio Branco, corpo do empresário Júnior Telles será cremado em Curitiba
  • Hospitalizações por gripe sobem para 152 casos no Acre em 2026 e influenza lidera internações
  • Dependente químico é esfaqueado em casa abandonada
  • Amigos fazem vaquinha para custear tratamento de empresária acreana diagnosticada com câncer
  • Ex-goleiro Bruno, do Flamengo, tem 5 dias para comparecer à Justiça
  • Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil
  • Cidades do Acre recebem quase R$ 3,9 milhões para ações com migrantes e refugiados; veja valores
  • Lula assina MP que libera FGTS a entidades filantrópicas
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, fevereiro 9
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Desemprego recua para 13,2% no 4º trimestre de 2021, mas ainda atinge 51 mil pessoas no Acre

Por Redação Juruá em Tempo.28 de fevereiro de 2022Updated:4 de março de 20223 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A taxa de desemprego no Acre recuou para 13,2% no trimestre encerrado em dezembro, mas a falta de trabalho ainda atinge 51 mil acreanos. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada na última quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Trata-se do menor índice desde o 3º trimestre 2019, quando também ficou em 13,2%. O resultado representa uma alta mil pessoas na fila por uma vaga de trabalho no estado.

No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em novembro, a taxa de desemprego estava em 13,8%, atingindo 52 mil de pessoas.

Ocupação cresce, mas renda encolhe

A população ocupada cresceu 1,6% frente aos três meses anteriores, para 331 mil de pessoas. Na comparação com o mesmo trimestre de 2020, a alta foi de 10% (30 mil a mais de pessoas).

Com o crescimento no número de ocupados, o nível da ocupação, percentual de pessoas em idade de trabalhar que estão no mercado de trabalho, chegou a 49,1%. No trimestre anterior, esse percentual foi de 48,5%.

O aumento na ocupação também está relacionado principalmente às atividades agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (19,1%), com 6 mil trabalhadores a mais; informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, junto com serviços domésticos (5,1%), com 2 mil pessoas a mais; alojamento e alimentação (5,3%); e indústria geral, com adição de mil pessoas).

Apesar da queda do desemprego, o rendimento real habitual caiu 4,7% frente ao trimestre anterior e 2,1% em relação a igual trimestre de 2020, e ficou em R$ 2.152.

Ou seja, há mais pessoas trabalhando no estado, mas com rendimentos menores.

A taxa de informalidade responde por 47,4% da população ocupada no Acre. Segundo os dados, são 157 mil de trabalhadores nessa situação. Entre as categorias de emprego que mais cresceram frente ao trimestre anterior estão os empregados do setor privado sem carteira assinada (15%), que somaram 38 mil pessoas.

No mesmo período, o número de trabalhadores domésticos chegou a 21 mil, aumento de 5%. Se considerados apenas os trabalhadores sem carteira, houve aumento de 10,6%, o que representa 2 mil pessoas a mais.

Trabalho por conta própria

A pesquisa mostra ainda uma redução de 4% no contingente de trabalhadores por conta própria no Acre. São 98 mil pessoas nessa categoria. Esse contingente inclui os trabalhadores que não têm CNPJ, que houve uma redução 3% frente ao último trimestre.

A população ocupada no Acre é composta de 63,7% de empregados, 3,3% de empregadores, 3,3% de trabalhadores familiares auxiliares e 29,6% de pessoas que trabalhavam por conta própria. Esse último percentual foi maior no Norte (34%) e no Nordeste (30,4%).

No 4º trimestre de 2021 no Acre, 66,7% dos empregados do setor privado tinham carteira de trabalho assinada.

  • Com informações do g1 Acre.
Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.