Ícone do site O Juruá Em Tempo

Durante chuva, clientes de agência bancária que estavam em fila ficam com água no tornozelo no AC

A capital acreana, Rio Branco, foi atingida novamente por uma forte chuva entre o final da manhã e o início da tarde desta quinta-feira (24). Dados da Defesa Civil Municipal mostram que choveu 40 milímetros do meio-dia às 14h.

Como a chuva ainda não parou em alguns pontos, a quantidade exata só poderá ser repassada no decorrer da tarde. A tempestade alagou ruas, avenidas, lojas, estacionamentos comerciais e até atingiu clientes que estavam na fila de uma agência bancária do Centro de Rio Branco.

Imagens gravadas por moradores mostram que a água invadiu a Avenida Brasil e chegou até a calçada onde os clientes aguardavam para entrar na agência. A água ficou acima do tornozelo das pessoas.

Outro vídeo que viralizou nas redes sociais mostra um ônibus parado no meio de uma das ruas do Conjunto Universitário III. O veículo está com as luzes de emergência acesas e aparecem duas pessoas saindo de uma das portas. “Acho que o bicho pifou”, diz o morador.

A Defesa Civil de Rio Branco informou que recebeu dois chamados de moradores durante a chuva, sendo um sobre queda de árvores e outro sobre alagamento em um estacionamento comercial.

Já a assessoria do Corpo de Bombeiros do Acre disse que houve um acionamento na Via Chico Mendes porque a água entrou dentro de uma loja.

Alerta do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia já havia emitido uma alerta de chuvas fortes, que é válido até às 10h de sexta-feira (25). Segundo o aviso, as chuvas podem chegar à 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).

Há também baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

As cidades mais afetadas devem ser Tarauacá, Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Rio Branco, Acrelândia, Porto Acre e Plácido de Castro.

Instruções

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Previsão do tempo

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) havia previsto que o fluxo de umidade em baixos níveis da atmosfera voltaria a se intensificar sobre o Acre e aumentar as condições de chuva em todo o estado. Para esta quinta (24) a previsão é de céu nublado a encoberto com chuva a qualquer hora nas regiões da capital, do leste do Vale do Acre e do Vale do Purus.

Sair da versão mobile