Ícone do site O Juruá Em Tempo

Em ano de pandemia os acreanos se divorciaram menos, diz IBGE

De acordo com o IBGE, em ano de pandemia, os acreanos se divorciaram menos. Em 2019 e 2020, o número de separações caiu 41%, saindo de 926 para 525 divórcios. Os dados fazem parte das Estatísticas do Registro Civil.

No Acre, as pessoas que mais se divorciam estão entre os 30 e os 39 anos. Na maioria dos casos dos casais que têm filhos, a guarda fica com a mãe. Porém, a guarda compartilhada vem crescendo nos últimos dias.

“Essa queda expressiva pode ser explicada pelas dificuldades na coleta dos dados por causa do sistema de trabalho remoto adotado durante a pandemia. Também não há certeza de que a produção de sentenças dentro das varas continuou a mesma com o isolamento social. Muitos processos podem ter sofrido atrasos nesse período, o que pode ter ajudado a reduzir o número de divórcios em 2020. Foi um ano atípico”, explica a gerente das Estatísticas do Registro Civil, Klívia Brayner, do IBGE.

Os divórcios judiciais apresentaram uma queda de 17,5%, em contrapartida, os extrajudiciais, feitos em cartório, aumentaram mais de 1,1%. A gerente de pesquisa acredita que alguns casais podem ter procurado os cartórios por conta das dificuldades no acesso às varas judiais nesse período de pandemia.

“Há critérios para que os divórcios extrajudiciais aconteçam. Eles precisam ser consensuais, e, na maioria dos estados, não são feitos quando o casal tem filhos menores de idade”, diz.

No ano de 2020, aconteceram 215 divórcios a cada 100 mil habitante com 20 anos ou mais. Mais de 49% dos casais que se divorciaram, tinham menos de 10 anos de casamento. Um grande aumento se comparado a 2010, quando essa proporção era de 37,4%.

Sair da versão mobile