Desde o dia 11 de janeiro, a Comissão Acre deu início a 22° Edição Acre do Navio Hospital Doutor Montenegro. O navio vem trafegando o Rio Juruá fazendo os atendimentos nos municípios que cortam o manancial.
Houve uma subida significativa no nível do Rio Juruá, que chegou a 11,34 , assim iniciou-se o planejamento para o navio subir até Marechal Thaumaturgo e Porto Walter neste fim de semana.
De acordo com o comandante do navio, Rafael Siqueira, já fazem dois anos que a embarcação não chega até Porto Walter, a última vez foi em 2019. “É um dos grandes objetivos da nossa tripulação, chegar ao navio em Marechal Thaumaturgo, obviamente, a gente precisa de alguns parâmetros do rio para chegar em segurança com a equipe de saúde”, disse.
A equipe da embarcação é composta por ginecologista, pediatra, cirurgião urologista, radiologista, clínico geral e também serviços de odontologia, com um total de seis médicos além da equipe de auxiliares.
“A grande diferença da gente conseguir chegar nessas partes isoladas é fazer a diferença nos pequenos atendimentos, que, provavelmente, seria simples, mas pela questão de estar isolado fez uma grande mudança na vida dessas pessoas”, disse o comandante.
O planejamento da subida do navio é feito em parceria com a equipe da Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul, assim, enquanto realizam esses planos os atendimentos são feitos via terrestre em municípios próximos.
A previsão é de que o navio volte para Cruzeiro do Sul na primeira semana de março.

