A Prefeitura de Guajará (AM), através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a Campanha Janeiro Roxo, que promove a conscientização sobre a hanseníase. Doença milenar, crônica e curável, mas ainda cercada de mitos, estigmas e preconceitos, a hanseníase tem em janeiro um mês dedicado à atenção para o tema e ao esclarecimento sobre sintomas, prevenção e tratamento.
Nesta campanha foram realizadas palestras, orientações aos agentes de saúde e reuniões técnicas com enfermeiros e coordenadores da Unidade Básica de Saúde (UBS), com a finalidade de trabalhar a conscientização a respeito da hanseníase.
O enfermeiro Galber Melo explicou que o preconceito com essa doença precisa acabar. “Precisamos minimizar o preconceito e a falta de informações. Sabendo que a hanseníase tem cura, a melhor forma de acabar com a doença é o tratamento precoce. Desta forma, a gente consegue diminuir a sequela e melhorar a vida das pessoas”, disse.

Vale destacar aqui que o tratamento dessa doença é ofertado pela unidade de saúde do município e pode durar de 6 meses até 1 ano.
“Agradeço a todos os profissionais envolvidos nessa campanha, a gestão na pessoa do secretário de saúde Brás Melo e dizer que eu estou à disposição na unidade de saúde. Se alguma pessoa tiver com manchas no corpo, dormência, procurem o posto”, pontuou.