O Rio Juruá em Cruzeiro do Sul (AC), nesta quarta-feira (16) chegou a cota de alerta, que é de 11,80 metros, informou a Defesa Civil do município. Ainda não há bairros atingidos pelas águas, mas agentes da Defesa Civil acompanham a situação para alguma necessidade.
O coordenador da Defesa Civil, José Lima, disse que o manancial apresentou elevação desde a última terça-feira (15). “Nos últimos dias estava tudo tranquilo, mas a partir de ontem, terça, o rio começou a subir de maneira muito rápida e na parte da noite subiu cerca de 20 centímetros, foi quando chegamos a nossa conta de alerta”, disso.
A grande causa dessa cheia no rio, a chuva da última terça-feira, nas cabeceiras do rio Juruá. Lima salientou a preocupação com os bairros Lagoa e Miritizal. “Estamos em alerta com estes bairros, Lagoa e Miritizal, pois, na parte de cima da ponte, a água já está passando por baixo das residências, o que acaba dificultado a saída das pessoas de suas casas para outros locais”, enfatizou.
Em fevereiro de 2021, Cruzeiro do Sul viveu uma cheia histórica e mais de 30 mil pessoas foram atingidas. A prefeitura chegou a decretar situação de emergência. Pelos menos 20 bairros e comunidades foram atingidos.
