Na manhã desta sexta-feira (18), o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), em parceria com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEMPCA), de Cruzeiro do Sul e outros órgãos do município, entregaram equipamentos de informática para a Unidade Policial que tem como objetivo utilizar no projeto Justiça Restaurativa, que visa o trabalho psicos-social de jovens e adolescentes através de psicólogos e assistentes sociais do Tribunal de Justiça.
O Projeto também está sendo desenvolvido no Instituto Socioeducativo (ISE) de Cruzeiro do Sul. A ação visa atender través dos círculos restaurativos, vítimas, infratores e terceiros inclusive, membros da comunidade afetados pelo problema, refletem, transformam e constroem soluções para os danos causados.
A Justiça Restaurativa tem como objetivo primordial a aplicação de métodos e práticas restaurativas, possuindo funções específicas de planejar, apoiar, executar e avaliar a aplicação de vias alternativas na solução de conflitos. Trata-se de um mecanismo de transformação social, onde a principal ferramenta encontra-se no consenso.
O delegado responsável pela DEMPCA, Romulo Carvalho, salientou da importância do projeto e do apoio que a delegacia tem prestado, com espaço e logística. “O projeto está sendo implementado na cidade de Cruzeiro do Sul, e como nós somos um parceiro do TJ neste projeto, decidimos ceder o espaço e toda a logística para realizar este trabalho com os adolescentes do município, com isso vamos fortalecer as instituições”, salientou.
Carvalho revelou ainda que a DEMPCA, está aguardando algumas emendas parlamentares que fora destinas, para a compra de aparelhos de informática e móveis. “Este ano de 2022, através de algumas emendas parlamentares, iremos está adquirindo mais ferramentas de informática, móveis, e vai está chegando viaturas para nossa delegacia até o mês de março”, finalizou.

