Na mediação desta quinta-feira (24), o nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, marcou os 13,63m, 13 cm a mais que na medição de ontem.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, José Lima, as informações são de que os rios Juruá Mirim e Val Paraíso estão jogando muita água no Juruá. “Hoje temos um alerta laranja, que são chuvas intensas para toda essa região. É provável que esse rio continue subindo e, dependendo desse acumulado, pode até ultrapassar a cota estipulada na decretação”, disse.
Ainda de acordo com Lima, três famílias estão aguardando para serem retiradas de suas casa e levadas para um dos abrigos. A mais de 30 dias diversas famílias estão alojadas em abrigos montados pela Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul. São 500 pessoas divididas em 13 abrigos. “O município continua mantendo os abrigos, dando todo o suporte”, destacou.
Em relação as reclamações que alguns desabrigados estão fazendo a respeito da falta de colchões e da alimentação, o coordenador explicou que isso é muito comum nesse tipo de situação e que foram recebidas denúncias de pessoas que receberam donativos e estavam negociando o material.
“A partir de agora cada pessoa que formos retirar, vamos checar o que essa pessoa tem em casa. porque é bem comum que as pessoas façam essa reclamação, porém no abrigo nós estamos dando alimentação, suporte e água. Quem está indo pro abrigo tem obrigação de levar os seus colchões e pertence. Estamos fazendo o possível”, explicou.
Vale destacar que o município ainda não recebeu o repasse do Governo Federal.

