O grande volume de chuva que atingiu a capital acreana neste final de semana causou transtornos a moradores da região do Segundo Distrito de Rio Branco. É que ao menos três igarapés transbordaram e as águas invadiram ruas e casas, afetando cerca de 800 famílias de seis bairros.
Quatro famílias ficaram desalojadas, ou seja, foram levadas para casas de parentes. Além disso, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal auxiliaram outras a suspenderem os móveis para evitar ainda mais prejuízos.
Entre os igarapés que transbordaram estão:
- Judia
- Almoço
- Santa Maria
Somente no domingo (13) choveu cerca de 95 milímetros em Rio Branco. Além dos igarapés, o nível do Rio Acre subiu mais de 1,6 metro após as chuvas do final de semana. Nesta segunda (14), o manancial marcou 9,04 metros, sendo que no sábado estava com 7,40 metros.
Por conta da situação, o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, disse que o órgão monitora oito bairros com cerca de 1,5 mil famílias da região do Segundo Distrito, uma vez que há previsão de mais chuvas.
“O Recanto dos Buritis foi um dos bairros alagados e só lá estimamos que 500 famílias foram atingidas pelas águas do Igarapé Judia. Cerca de 60% desse bairro ficou debaixo d’água, pelo menos 12 ruas ficaram totalmente alagadas. Foi o local com situação mais grave. Agora pela manhã desta segunda [14] houve uma retração do volume de água, mas ainda temos ruas alagadas”, disse o coordenador.
- Por G1 Acre

