23.6 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Bolsonaro é hospitalizado novamente em Brasília

Por

- Publicidade -

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deu entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília (DF), na noite desta segunda-feira (28/3). Ele se sentiu mal quando ainda estava no Palácio do Planalto, com desconforto na região abdominal, recebeu atendimento inicial de médicos da equipe presidencial e, logo depois, foi levado para o hospital para realizar exames.

As suspeitas dos médicos são de que o presidente esteja com um novo quadro de obstrução intestinal.

Internado nas férias

Em janeiro, Bolsonaro divulgou uma foto com sonda nasogástrica após ser internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Na ocasião, o presidente interrompeu as férias no litoral catarinense e deu entrada no hospital na capital paulista, onde já ficou internado em outras ocasiões.

Em boletim médico, o hospital informou que o presidente estava com um quadro clínico de suboclusão intestinal – ou seja: novamente a obstrução intestinal que já o acometeu desde que levou a facada, em 2018.

Após uma semana internado, ele recebeu alta hospitalar sem a necessidade de nova cirurgia.

Seis cirurgias

Desde que sofreu um atentado a faca na campanha eleitoral de 2018, Bolsonaro foi submetido a seis cirurgias. Duas delas não tiveram relação com a facada: uma vasectomia e uma retirada de cálculo na bexiga.

Veja o histórico:

Procedimentos relacionados à facada:

6 de setembro de 2018: Após a facada, Bolsonaro fez primeira cirurgia na Santa Casa de Juiz de Fora (MG). Ele teve lesões nos intestinos delgado e grosso e passou por uma cirurgia que durou cerca de 2 horas. O intestino foi ligado a uma bolsa de colostomia.

12 de setembro de 2018: Em São Paulo, Bolsonaro passou por uma segunda cirurgia, considerada de emergência, para reparar uma obstrução no intestino. O procedimento durou cerca de 1 hora e foi considerado bem-sucedido.

28 de janeiro de 2019: Já na Presidência da República, Bolsonaro realizou cirurgia para retirada da bolsa de colostomia colocada após facada. Foram retirados de 20 a 30 centímetros do intestino grosso de Bolsonaro na parte que ligava o intestino delgado à bolsa de colostomia.

8 de setembro de 2019: Para corrigir uma hérnia na cicatriz de uma operação anterior, Bolsonaro foi submetido a uma nova cirurgia. A hérnia ocorreu em razão das últimas três cirurgias. O procedimento, considerado de médio porte.

Procedimentos não-relacionados à facada:

30 de janeiro de 2020: Bolsonaro fez uma vasectomia, procedimento médico de esterilização para homens que não desejam ter mais filhos biológicos, no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília.

25 de setembro de 2020: Presidente foi submetido a uma cirurgia para a retirada de pedra na bexiga, no Hospital Albert Einstein, zona sul de São Paulo.

 

  • Por Metrópoles
- Publicidade -
Copiar