BEATRIZ SANTOS, DO JURUÁ EM TEMPO – O Dia Internacional das Mulheres é comorado nesta terça-feira, 08 de março. A data é uma celebração as conquistas sociais, políticas e econômicas do gênero ao longo dos anos. A comemoração do Dia Internacional da Mulher foi oficializada no ano de 1921, mas o marco oficial para a escolha da data em 8 de março foi uma manifestação das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, no dia 08 de março de 1917. Essa manifestação, que contou com mais de 90 mil russas, aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial e ficou conhecida como “Pão e Paz”.
As mulheres provam todos os dias o quanto são fortes e lutam diariamente contra a desigualdade salarial, contra o machismo, a violência, a misoginia e a sobrecarga feminina. Esses assuntos são lutas constantes no cotidiano das mulheres, mas só é visto em datas comemorativas, como a de hoje.
Para homenagear as mulheres de Cruzeiro do Sul e de todo o estado do Acre, a equipe do O Juruá em Tempo conversou com duas mulheres que além de mulheres, esposas, donas de casa e mães também são empreendedoras.
Tharytta Emanuela de Araújo Teles, é uma cabelereira cruzeirense e, segundo ela, para conciliar todas as suas funções precisa de muita dedicação e amor “porque não é uma tarefa muito fácil”, disse.
Tharytta contou que sua carreira profissional no mundo da beleza iniciou a 15 anos atrás, quando ela trabalhava como manicure, e ela sempre sonhou em crescer, em fazer mais. “Nós mulheres não podemos ficar só naquela mesmice. Eu pensei positivo e fui colocando meus planos em prática”, contou.
A cabelereira disse que passou por muitos obstáculos e que sua profissão requer muita atenção. “Não é nada fácil, eu tenho que estar 24h ali prestando atenção e observando tudo”.
Ela conta ainda que ser mãe não é uma tarefa fácil, mas com muita dedicação, ela consegue ser mãe, dona de casa, empreendedora “Eu consigo ser tudo o que eu quero. Mas para conseguir eu sempre tive muita determinação e força de vontade. Eu não deixo que nada e nem ninguém atrapalhe as minhas conquistas. E nós mulheres já nascemos guerreiras”, finalizou.
Keite Mayara Bezerra Da Silva Lopes, é uma empresária, casada a 14 anos e mãe de dois filhos, para ela, ser mulher já é uma tarefa delicada. “Não é fácil você conciliar tantas atividades, tantas tarefas, tantas responsabilidades em um pacote só e em um dia só. 24 horas ainda são poucas para tudo que nós fazemos”, disse.
Keite contou que tem se ‘desdobrado’, mas que é extremamente feliz com a sua vida e suas funções. “Os meus filhos são promessas de Deus, o meu trabalho é uma realização minha, pessoal, de poder trabalhar e ainda estar em casa ao lado dos meus filhos e do meu esposo”, destacou.



