Na manhã desta sexta-feira (18), o nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, atingiu os 13,20m. Assim, o manancial está 20cm acima da cota de transbordo, que é de 13m. Ainda não há previsão de vazante.
“Segue a mesma quantidade de pessoas nos abrigos, exceto uma família que saiu para ir para casa de familiares, mas o restante a Defesa Civil está mantendo todas nos abrigos ainda porque com esse nível não tem como voltar. E ontem [quinta, 17] teve uma subida em Porto Walter e se lá baixar ainda hoje, aqui vai continuar subindo”, explicou o comandante dos Bombeiros, Josadac Cavalcante.
Cerca de 500 pessoas ainda estão em abrigos montados pela Prefeitura. Pelo menos 800 famílias foram atingidas pela cheia do Juruá.
Com essa elevação do nível, o comandante fez um alerta não apenas as pessoas que moram nas áreas com risco da alagação, mas também para quem costuma tomar banho e navegar nas águas.
No início deste mês o manancial saiu da cota de transbordo, por conta disso a energia elétrica foi restabelecida nas seis localidades que estavam com o serviço comprometido.
Com a cota atual, cerca de sete locais foram afetados. Entre eles: Lagoa, Miritizal, Cruzeirinho, Várzea, Saboeiro, Olivença e a Comunidade Rural Florianópolis.

