23.2 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Em Rio Branco, alunos da Ufac têm aulas presenciais suspensas após suposto toque de recolher

Por

- Publicidade -

Pelo menos cinco cursos da Universidade Federal do Acre (Ufac), campus Rio Branco, estão com as aulas presenciais suspensas nesta terça-feira (29) por causa de um suposto toque de recolher imposto por criminosos.

A decisão foi tomada após a pró-reitoria autorizar a liberação de alunos que moram em bairros onde havia o toque de recolher.

Alunos do curso de jornalismo, por exemplo, receberam um comunicado nos e-mails no início da noite informando da suspensão.

Conforme a assessoria de comunicação, foi confirmada a suspensão nos seguintes cursos:

  • Jornalismo
  • História
  • Economia
  • Espanhol
  • Ciências Sociais

Contudo, o número de cursos pode ser maior porque a pró-reitoria de graduação conversou com as coordenações e explicou que poderiam liberar os alunos que moram em bairros onde teria sido imposto o aviso.

A medida é válida apenas para esta terça. As aulas remotas seguem normais e as presenciais devem retornar nesta quarta (30).

“O Colegiado de Jornalismo decidiu suspender as aulas pro conta de uma incerteza de segurança pública relacionado a um “toque de recolher” divulgado hoje [terça-feira,29]”, diz o comunicado enviado aos estudantes.

As aulas serão repostas logo que possível, conforme o aviso.

Segurança nega toque de recolher

Na noite desta terça, as forças de segurança do estado divulgaram uma nota negando qualquer toque de recolher no estado acreano. O comunicado é assinado pelo secretário de Segurança Pública (Sejusp), Paulo Cézar dos Santos, o comandante-geral da Polícia Militar (PM-AC), Paulo César Gomes da Silva, delegado-geral de Polícia Civil, Josemar Moreira Portes e o presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Arlenilson Barbosa Cunha. Veja nota na íntegra abaixo

Esse suposto toque de recolher teria sido dado após a morte de um criminoso, mas a nota não especifica quem seja essa pessoa.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) disse, no comunicado, que a Polícia Militar (PM-AC) ‘concentra suas ações nas áreas críticas, de maior tendência criminal, com a distribuição de policiamento, ordenada de acordo com as estatísticas criminais. No mesmo diapasão, a Polícia Civil vem desencadeando suas operações policiais nos locais em que a análise criminal aponte o crescimento da violência’.

“Diuturnamente, as Forças de Segurança do Estado trabalham, subsidiadas por seus órgãos de inteligência, no sentido de prevenir e reprimir atos provenientes de organizações criminosas e de demais tipos de delitos”, diz o comunicado.

Nota da Sejusp na íntegra:

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), da Polícia Militar (PMAC) e da Polícia Civil (PC), diante de matéria jornalística local intitulada

“Facção aborda comerciantes de Rio Branco e “decreta” toque de recolher após morte de faccionado”, vem a público informar que:

Diuturnamente, as Forças de Segurança do Estado trabalham, subsidiadas por seus órgãos de inteligência, no sentido de prevenir e reprimir atos provenientes de organizações criminosas e de demais tipos de delitos.

Nesse sentido, a PMAC concentra suas ações nas áreas críticas, de maior tendência criminal, com a distribuição de policiamento, ordenada de acordo com as estatísticas criminais. No mesmo diapasão, a Polícia Civil vem desencadeando suas operações policiais nos locais em que a análise criminal aponte o crescimento da violência.

No âmbito do ambiente prisional, os Núcleos de Inteligência da Polícia Penal vêm intensificando o trabalho de fiscalização nos presídios e, juntamente com as demais forças, realizando o acompanhamento daqueles que se encontram em regimes prisionais mais brandos

Dessa forma, o Governo do Estado tranquiliza a população, descartando qualquer hipótese de “toque de recolher”, no âmbito do território acreano.

Paulo Cézar Rocha dos Santos

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública

Paulo César Gomes da Silva

Comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Acre

Josemar Moreira Portes

Delegado-Geral de Polícia Civil

Arlenilson Barbosa Cunha

Presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre

Com informações G1 Acre

- Publicidade -
Copiar