O aumento do combustível e a guerra na Ucrânia afetou vários setores, e as empresas têm tentado de tudo para contornar essa situação. A empresa aérea Latam, por exemplo, resolveu suspender temporariamente 21 rotas nacionais já a partir do mês de abril. Entre as rotas suspensas, está a entre Brasília – Rio Branco (AC).
Segundo um comunicado da empresa, essa rota ficará suspensa a partir do dia 01 de abril de 2022, e a previsão é de que volte no dia 30 de junho de 2022. Os passageiros afetados pela mudança estão sendo avisado e poderão remarcar o voo sem custo, receber o reembolso ou optar por alguma rota alternativa com conexão.
A Azul e a Gol também estão em processo de ajuste em suas rotas.
Em nota, a Latam informou que continua atenta à vulnerabilidade externa em função da guerra que vem acontecendo na Ucrânia. A situação impacta diretamente no valor do petróleo e na alta do preço do Querosene de Aviação (QAV). “Diante da imprevisibilidade desta crise, a empresa precisou fazer algumas alterações em voos programados para os próximos meses e postergar o lançamento de novas rotas. Esse cenário também impacta em aumento de preços das passagens e serviços adicionais da ordem de 25% a 30%”.

