O Juruá Em Tempo

Pela terceira vez esse ano Rio Juruá ultrapassa a cota de transbordo e chega aos 13,09m

Com as chuvas constantes durante toda a segunda-feira (21) e madrugada desta terça (22), o nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, subiu 30 cm e na manhã de hoje atingiu os 13,09m.

O comandante dos Bombeiros, Josadac Cavalcante, lembrou que essa é a terceira vez esse ano que o Rio Juruá ultrapassa a cota de transbordo no município, que é de 13m. Ainda de acordo com o comandante os níveis das águas em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter também estão subindo.

“Em Porto Walter tivemos uma subida de mais de 3m, do dia 20 até hoje, então essa é uma subida bastante significativa em um espaço de tempo muito curto e, com certeza, isso também influenciará na subida do Rio Juruá aqui em Cruzeiro do Sul”, explicou.

O comandante informou também que toda chuva que cai na região do Alto Juruá e nas cabeceiras dos maiores afluentes, – Tejo, Môa e Juruá Mirim – também influencia em Cruzeiro do Sul.

“Tivemos no último fim de semana bastante chuva nessa região, e já esperávamos que essa água chegasse aqui. Então já estamos monitorando”, disse.

A previsão do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) é de que tenha uma anomalia negativa no Vale do Juruá, ou seja, as chuvas serão abaixo do esperado. De qualquer forma, as autoridades continuarão monitorando o nível do Rio.

Sair da versão mobile