23.5 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Quase 2 toneladas de lixo foram retiradas do Rio Juruá apenas no mês de março

Por

- Publicidade -

O Rio Juruá passa por um período de cheias, e é perceptível que o volume de lixo a margem do manancial cresceu consideravelmente. Além disso, os resíduos provenientes do Igarapé Boulevard, que corta a região central, também contribuem com esse crescimento.

Dessa forma, os entulhos descartados de maneira incorreta se unem, formando pilhas de lixo. Durante este mês de março, apenas no centro de Cruzeiro do Sul, foram retiradas quase 2 toneladas de lixo do Juruá.

Duas vezes por semana, a equipe de limpeza esteve presente, executando as ações de limpeza. A ideia é auxiliar a população e comerciantes, de forma pedagógica, a importância de manter o rio Juruá limpo.

A equipe de Educação Ambiental esteve presente em 166 comércios na zona urbana central, levando a importância da segregação material e sua destinação adequada.

“Hoje temos uma cooperativa com 26 cooperados que vivem exclusivamente do material reciclado. Com o resultado dessas ações, 2 toneladas de lixo foram coletadas. E todo esse material coletado tem um diferencial, pois é reciclado e levado para a cooperativa”, ressaltou Igor Neves, secretário municipal do Meio Ambiente.

Muitas famílias ribeirinhas usam a água do Juruá para consumo, higiene e trabalhos domésticos sem passar por um nenhum tipo de tratamento, o que representa perigo aos moradores, que correm risco de ser infectados por várias doenças.

Caso alguém veja que está sendo jogado entulhos no rio, pode registrar através de vídeo ou foto, e fazer uma denúncia à Secretaria de Meio Ambiente.

- Publicidade -
Copiar