Desde que foi lançado no último mês, o site para cadastro do passaporte da vacinação dos alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac) já tem mais de 4,7 mil inscrições efetivadas. Os dados são referentes até a sexta-feira (11).
A pró-reitora de graduação, Edinaceli Damacesno, disse que o número deve aumentar, já que o cadastro só deve encerrar no dia 25 de março junto com o reajuste de matrícula.
Conforme os dados parciais, foram 4.737 cadastros; sendo que 2.059 foram deferidos; 1.356 indeferidos e outros 2.931 estão em análise.
“Temos um número significativo já de cadastros. No entanto, nós vamos iniciar o período de reajuste de matrícula a partir do dia 21 e nesse período é que vamos ter um avanço”, explicou.
A Ufac exige o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para atividades presenciais ou acesso ao campus em 2022, com isso, os acadêmicos precisam cadastrar o passaporte de vacinação que comprove que estão com esquema vacinal completo contra a Covid-19 para poderem voltar às aulas presenciais.
A obrigatoriedade de apresentação do passaporte da vacina foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) no dia 16 de dezembro do ano passado.
Com a decisão, os acadêmicos são obrigados a apresentar a carteira com as duas doses, além da dose de reforço, para poderem ter acesso ao ambiente universitário e às atividades acadêmicas presenciais na Ufac. Nos casos de vacinação incompleta, o aluno tem 30 dias após o início do período letivo presencial para regularizar a situação.
Os documentos que comprovam a vacinação podem ser a carteira de vacinação digitalizada ou o comprovante de vacinação emitido pelo aplicativo Conecte SUS. Os estudantes que tenham contraindicação da vacina contra a Covid devem apresentar atestado médico para comprovar a situação.
Ainda segundo a Ufac, cabe à coordenação de cada curso acessar o sistema de passaporte vacinal, no ato da matrícula, e deferir ou não o acesso dos estudantes ao ambiente universitário e às atividades presenciais.
“Até esta data, vamos ter esse processamento. Tem aluno não vacinado que não tomou nenhuma dose da vacina e que provavelmente vai entrar com requerimento ao colegiado do curso solicitando atendimento educacional, talvez remoto porque ele não poderá frequentar as atividades presenciais porque está foi uma determinação e os colegiados de curso vão deliberar se esse aluno vai ter esse direito de cursar a disciplina de forma remota” disse.
Veja balanço dos pedidos:
Vacinados (reforço e dose única) – 2.718
Não vacinados (1ª e 2ª dose) – 2.019
1ª dose – 4.413
2ª dose – 4.376
Reforço – 2.719
Dose única – 84
Deferidos – 2.059
Indeferidos – 1.356
Em análise – 2.931
Passaporte
Segundo levantamento feito pelo g1 em todo o país, ao menos 49 universidades federais pedem a comprovação. Em dezembro, o Ministério da Educação (MEC) publicou um despacho informando que as instituições federais de ensino não poderiam cobrar a vacina para restabelecer a volta das aulas presenciais.
No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF), ao julgar uma ação sobre o tema, decidiu que as universidades têm autonomia para decidir sobre a exigência.
No Acre, é necessário apresentar o comprovante vacinal para ter acesso a repartições públicas estaduais e também em eventos com mais de 100 pessoas desde novembro do ano passado.
Além disso, um decreto de janeiro deste ano tornou obrigatória a comprovação da vacinação contra a Covid-19 na atualização cadastral anual dos servidores públicos do Acre. O passaporte de vacina também é exigido para acesso às dependências do judiciário em todo estado.
É possível apresentar o comprovante de papel e o do Conecte SUS, aplicativo do Ministério da Saúde.
- Por G1 Acre

