23.5 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Rio Tarauacá volta a transbordar no interior do Acre e deixa quatro bairros atingidos pela cheia

Por

- Publicidade -

O Rio Tarauacá, na cidade de mesmo nome, voltou a transbordar. Esta é quarta vez neste ano que o manancial supera a cota de transbordo, que é de 9,50 metros. Ainda não houve retirada de famílias.

O rio mediu, na manhã desta terça-feira (29), 10,05 metros e está 50 centímetros acima da cota de transbordo, segundo dados da Defesa Civil Municipal.

“Ultrapassou a cota de transbordo ontem [segunda, 28]. Não desabrigou nenhuma família, mas já atingiu algumas ruas de alguns bairros”, disse o coordenador da Defesa Civil, Marcelo Monteiro.

Os bairros atingidos inicialmente são Praia, Triangulo, Bairros das Flores e parte do Centro.

“Não tem como precisar ainda o número de atingidos porque está chegando nas ruas. Mas, estamos em alerta, com equipe no quartel e vamos monitorar, mas a tendência é que ele não vá tão longe”, acrescentou.

Rios acima da cota de transbordo

Além de Tarauacá, Sena Madureira, Porto Acre, Cruzeiro do Sul e a capital acreana também estão acima da cota de transbordo. E acima da cota de alerta em Porto Walter e Manoel Urbano.

Em Porto Walter, a cota de alerta é de 9 metros e nesta terça o rio Juruá chegou à cota de 9,04 metros, de acordo com o boletim diário divulgado pela Defesa Civil Estadual. Em Manoel Urbano, o Rio Purus marcou 13,66 metros e está 16 centímetros acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros.

Os efeitos da cheia fizeram o governador Gladson Cameli decretar situação de emergência em Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Jordão e Cruzeiro do Sul. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e tem validade de 90 dias. O Rio Envira, em Feijó, não teve leitura.

Rio Branco

O nível do Rio Acre apresentou leve vazante nas últimas horas e marcou 14,60 metros na leitura das 9h desta terça-feira (29) em Rio Branco. Segundo a Defesa Civil Municipal, foram cerca de 29 centímetros a menos em 24 horas.

Apesar da redução do nível, ainda há 25 famílias com 91 pessoas desabrigadas e que foram levadas a um dos três abrigos públicos montados na capital. Além disso, 12 famílias foram levadas para a casa de parentes e, por isso, estão desalojadas.

Três escolas estão sendo usadas como abrigo entre elas: Escola Estadual Georgete Eluan Kalume, Maria Luce Marine e Chico Mendes.

Porto Acre

O Rio Acre também transbordou em Porto Acre no sábado (26). O manancial continuou subindo e chegou a 13,25 metros nesta terça. Foram apenas 3 centímetros nas últimas 24 horas e a Defesa Civil informou que a situação segue sem mudanças, com pelo menos dois bairros atingidos, mas a água ainda não chegou às residências. Equipes estão de sobreaviso para atender famílias que possivelmente possam ser atingidas.

Cruzeiro do Sul

Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá oscilou e subiu oito centímetros nas últimas 24h. Em vazante desde o fim de semana, o rio tinha marcado 13,09 metros na manhã desta segunda, mas, nesta terça, a cota era de 13,18 metros e segue acima da cota de transbordo, 13 metros.

A enchente ainda atinge 28 mil pessoas, conforme dados da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros que atuam juntos. Ao todo, 124 famílias estão desabrigadas, com um total de 480 pessoas nos 12 abrigos públicos montados na cidade. Além disso, há 500 famílias desalojadas, ou seja, que foram levadas para a casa de parentes. A cidade tem ainda quatro famílias em aluguel social.

Sena Madureira

Em Sena Madureira, o rio Iaco também oscilou e depois da vazante apresentada durante o final de semana subiu de 15,41 metros na segunda-feira (28) para 15,43 metros nesta terça e segue ainda acima da cota de transbordo (15,20 metros). Por conta da situação, a prefeitura decretou situação de emergência.

O Corpo de Bombeiros do município informou que há 34 famílias desabrigadas, totalizando 171 pessoas. Além disso, 18 famílias estão desalojadas e foram para casa de parentes, com um total de 62 pessoas. Desde o fim de semana, não foram removidas famílias.

Ao todo, oito localidades estão atingidas. Entre elas:

Centro

Praia do Amarilho

Vitória

Bom Sucesso

Cafezal

Jardim Primavera

Cidade Nova

Vila Militar

A cidade tem quatro abrigos montados no Ginásio Hermiltom Gadelha Pessoa, AABB, Escola Assis Vasconcelos, Quadra da Escola Messias Rodrigues.

  • Por G1 Acre
- Publicidade -
Copiar