24 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Servidores caem de altura de 6 metros enquanto faziam demolição de reservatório que ameaçava cair em escola no AC

Por

- Publicidade -

Dois servidores da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) caíram de uma altura de seis metros. Eles faziam a demolição de um reservatório que fica no Bairro Tucumã. O acidente ocorreu na manhã desta terça-feira (29).

No momento da queda, os servidores faziam a demolição do reservatório de água desativado que ameaçava cair sobre a Escola Infantil Padre Peregrino Carneiro de Lima. A obra está em fase de finalização.

Os dois servidores que têm idades de 37 e 46 anos e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros e levados ao Pronto Socorro de Rio Branco.

O diretor da Emurb, José Assis, informou que estão acompanhando a situação e que um dos trabalhadores já recebeu alta do hospital após receber atendimento. Assis informou ainda que os servidores usavam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no momento do acidente.

“Na hora da desmontagem do andaime durante a demolição do castelo de água um dos rapazes se desequilibrou e, por ter uma linha de vida [EPI] que eles ficam atrelados pelo cinto, o outro colega acabou caindo junto”, contou Assis.

Conforme informações do Samu, o quadro dos servidores não é grave e que tiveram apenas escoriações. Um deles apresentava dores na lombar (lombalgia) e o outro estava com hematomas no supercílio e dor torácica.

O diretor disse ainda que os dois possuem os cursos exigidos para trabalho em altura e havia todo um cuidado com o desempenho do trabalho.

“Tínhamos toda uma preocupação com a segurança deles. Foi uma pena o que aconteceu, era praticamente o último dia de trabalho efetivo deles, já estavam desmontando os andaimes porque a demolição já está concluída e só falta a segunda etapa que é fazer a cobertura. O resto está tudo bem e acredito que não teremos mais problemas porque está tudo dentro dos padrões.”

Demolição de reservatório

Após mais de 8 meses, as obras de demolição do reservatório de água desativado, que ameaçava cair sobre a Escola Infantil Padre Peregrino Carneiro de Lima, no Conjunto Tucumã I, em Rio Branco, entraram na fase de conclusão e devem ser entregues em até 20 dias.

A ordem de serviço foi assinada no dia 21 de julho do ano passado e a obra iniciou no dia 27, depois de um longo processo, e a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) – contratada para fazer o serviço – iniciou o serviço de execução, com limpeza e isolamento da área para a demolição.

A previsão inicial era de que a demolição fosse concluída em um prazo de 60 dias. Porém, na época, o Depasa informou que a espessura do reservatório acabou dificultando o trabalho. Foi dito também que que seria um trabalho manual e lento e que o reservatório seria demolido de cima para baixo com o uso de martelete pneumático. O serviço custou cerca de R$ R$ 330,4 mil.

- Publicidade -
Copiar