Ícone do site O Juruá Em Tempo

Bombeiros fazem buscas por casal de indígenas que desapareceu no Rio Purus, em Manoel Urbano

O casal de indígenas, Noida e Vidal Kulina, de 23 e 29 anos, caíram na água do Rio Purus, em Manoel Urbano, quando o barco que levava oito pessoas naufragou na altura do Seringal Cumuru na última quarta-feira (13). O corpo de bombeiros de Sena Madureira segue realizando as buscas.

Os outros indígenas que também caíram conseguiram se salvar. O grupo que estava na embarcação mora na Aldeia Apuí e tinha ido para a cidade retirar um pagamento. O acidente aconteceu quando os indígenas voltavam para casa. A Polícia Civil de Manoel Urbano só foi comunicada sobre o ocorrido na quinta (14), assim os bombeiros foram acionados para iniciar as buscas.

“A gente mandou uma equipe pela madrugada [desta sexta, 15] para Manoel Urbano, se deslocaram e estão fazendo as buscas. O bombeiro me ligou falando que o local onde o barco naufragou é muito perigoso e não tem como fazer mergulhos. Estão fazendo buscas superficiais. Como o protocolo de buscas são apenas quatro dias, então, vamos trabalhar essa sexta e na tarde de sábado [16] vamos encerrar as buscas”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros de Sena Madureira, tenente Gustavo Marinho.

O técnico de enfermagem da Saúde Indígena Adão Kaxinawá, foi quem comunicou as autoridades sobre o acidente. Ele foi informado sobre a situação quando o grupo de indígenas retornou a Manoel Urbano a fim de comunicar o desaparecimento de Noida e Vidal.

“Eles vieram receber o benefício do Bolsa Escola e estavam subindo com terceiros. O que os familiares deles informaram pra nós é que deu uma ponta d’água e afundou a canoa. Caíram na água e não saíram mais, o resto escapou. Esses dois caíram na água mais no meio”, confirmou o técnico de enfermagem.

Sair da versão mobile