26 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Com mais de 90 pessoas vivendo nas ruas de Cruzeiro do Sul, grupo de trabalho é criado para ressocialização

Por

- Publicidade -

A Prefeitura Municipal de Cruzeiro publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), um decreto onde cria um grupo de trabalho a fim de definir políticas públicas para a ressocialização dos moradores de rua.

Segundo dados divulgados pela prefeitura, há 91 pessoas em situação de rua no município, sendo que que desse número 56 são fixas, e moram de fato nas ruas, e outras 35 em rotatividade, ou seja estão em situação de rua.

O grupo é comporto por poder público municipal, estadual e Órgãos Não Governamentais (ONG’s), como igrejas, comunidades terapêuticas, CAPs e outros. Os trabalhos serão coordenados pelo vice-prefeito de Cruzeiro do Sul Henrique Afonso.

“Se for olhar a nossa densidade demográfica, é uma situação que merece uma atenção especial, com políticas públicas definidas e muito corretas, para que a gente possa responder a esse desafio que é a realidade de pessoas que estão morando mesmo na rua, não é nem em situação de rua”, disse Afonso.

O vice-prefeito explicou que dentre as ações que devem ser implementadas, está o projeto Moradia Primeiro, segundo Afonso, eles estão coletando informações para dá início a implementação. Além disso, há planos para a criação de um centro de referência, que acolherá e acompanhará essas pessoas. Outa inciativa que deverá ser desenvolvida é a capacitação para que essas pessoas vislumbrem vagas no mercado de trabalho.

“Temos pelo menos estas três medidas que podem nos ajudar no trabalho onde a gente possa trazer a ressocialização. Na prática já estamos com o ambulatório de rua e as comunidades terapêuticas estão com o trabalho de triagem, diagnóstico que está sendo feito com eles porque a ideia é levarmos eles de volta para casa e serem reintegrados tanto a sua família como à sociedade porque a maioria é usuária de droga e por isso é muito mais complexo”, pontuou.

- Publicidade -
Copiar