27.2 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Com primeira friagem do ano e chuva, acreanos recorrem a agasalhos e guarda-chuva

Por

- Publicidade -

A primeira friagem do ano, que chegou com a forte chuva que atingiu o Acre desde a tarde dessa quinta-feira (31), fez com que os acreanos recorressem aos agasalhos e guarda-chuvas para saírem às ruas. Na manhã desta sexta-feira (1°), conforme registro feito pela equipe da Rede Amazônica Acre, foi possível ver que a rotina de quem mora na capital acreana mudou um pouco.

Conforme dados da Defesa Civil do município, foram registrados mais de 22 milímetros de chuva nas últimas 24 horas apenas na capital Rio Branco.

O frio no Acre é consequência de uma massa de ar frio que avança do Norte da Argentina pelo Sul do Brasil. As temperaturas mínimas no estado podem chegar a 16° C, o que é incomum para esta época do ano, segundo informou a meteorologista do Clima Tempo, Joselia Pegorim. A máxima é de até 24° C.

“Chama atenção essa previsão porque ela é muito pouco comum nesta época baixar de 20° C no Acre agora no começo de abril”, pontuou a meteorologista.

Josélia explica que uma forte frente fria, de origem polar, avança sobre o Sul do Brasil e desde a quinta (31) chegou em São Paulo, Mato Grosso do Sul e até Mato Grosso.

“Toda frente fria traz junto com ela uma massa de ar frio de origem polar, mas elas fazem caminhos diferentes para chegar até a América do Sul e ao Brasil. Essa tem um caminho especial que vai entrar pelo interior do Argentina, pelo Norte e depois pelo Uruguai. Quando essa frente fria fica muito concentrada no Norte da Argentina, chega com muita facilidade até o Acre e Rondônia. É justamente essa massa polar que dá as friagens que acontecem com certa frequência durante o outono e no inverno no Acre provocado pela passagem do ar frio de origem polar”, explicou.

A temperatura prevista para este final de semana é considerada atípica, de acordo com Josélia. Ela afirma que é uma queda acentuada de temperatura e que por isso a população deve sentir o impacto.

“Nós estamos em uma época de muitos problemas ainda com a cheia e as pessoas estão desprevenidas. Para os padrões normais de abril, essa queda de temperatura é muito acentuada. Se acontecesse para o final do mês ou maio, seria normal”, acrescentou.

A previsão ainda aponta a possibilidade de ventos de moderados a fortes que poderão ocorrer neste sábado.

  • Por G1 Acre 
- Publicidade -
Copiar