23.2 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Corpo de Bombeiros segue buscas para tentar localizar corpo de soldado que caiu nas águas do rio Amônia

Por

- Publicidade -

O Corpo de Bombeiros do Juruá realiza buscas no encontro das águas dos Rios Amônia e Juruá, no município de Marechal Thaumaturgo (AC), em localizar o corpo do soldado do Exército brasileiro, Fábio Rodrigo dos Santos Benjamin, que desapareceu nas águas na madrugada do último domingo (03), por volta das 04h, uma embarcação tipo “bajola” de madeira.

De acordo com informações do Exército brasileiro, Benjamin estaria na companhia de mais três soldados, que estavam de folga e retornavam da cidade para o Destacamento Especial de Fronteira de Marechal Thaumaturgo de Azevedo (DEF MTH), em uma bajola, pilotada por um civil, durante a travessia, o motor 13 HP do barqueiro que estava na embarcação parou de funcionar e começou a entrar água na mesma, afundando posteriormente.

O Sd Ronildo, Sd Puyanawa e o homem, que conduzia a embarcação, nadaram em direção à uma embarcação do tipo “pontão” que havia próximo ao local, porém o Sd Benjamin foi arrastado pela correnteza.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, Josadac Cavalcante, falou da dificuldade em realizar as buscas. “Nós já estávamos com uma equipe no município por conta de um incidente, onde uma embarcação havia naufragado, e já prestamos todo o apoio desde que fomos informados do caso, em buscar localizar o corpo do soldado do exército, que veio se afogar na madrugada de domingo. Infelizmente no final de semana choveu muito e o rio voltou a subir o seu volume de água e a movimentação das águas são muito intensas e isso acaba dificultando os trabalhos dos nossos mergulhadores, pois, devido a intensidade da correnteza o bombeiro não consegue ter estabilidade no fundo rio e acaba acarretando riscos para o militar que está realizando a busca.

Em nota 61 bis, falou que os três jovens estavam de folga e estava retornando para a base.

ACIDENTE COM EMBARCAÇÃO CIVIL ENVOLVENDO MILITARES

O Comando de Fronteira Juruá / 61º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron Juruá/61º BIS) informa que, na madrugada do dia 03 de abril, por volta das 04:00h, uma embarcação civil tipo “bajola” de madeira, composta por 03 (três) militares desta Organização Militar, virou no encontro das águas dos Rios Amônia e Juruá, devido à pane do motor e às fortes correntezas típicas na região nesta época do ano. Os militares cumprem missão de patrulhamento no Destacamento Especial de Fronteira de Marechal Thaumaturgo de Azevedo (DEF MTH), localizado na mesma cidade.

Eles estavam de folga e retornavam da cidade para o DEF MTH. Durante a travessia, o motor 13 HP do piloteiro civil que estava na embarcação parou de funcionar e começou a entrar água na mesma, afundando posteriormente. O Sd Ronildo, Sd Puyanawa e o civil, que conduzia a embarcação, nadaram em direção à uma embarcação do tipo “pontão” que havia próximo ao local, porém o Sd Fábio Rodrigo dos Santos Benjamin foi arrastado pela correnteza.

Após chegarem à Base do DEF MTH e informarem o ocorrido, por volta das 05:00h, foi acionada, de imediato, uma embarcação com motor 40 HP e dado início as buscas para verificar se o militar desaparecido estava próximo à alguma margem ou ao longo do leito dos rios.

O Comandante da OM, Tenente-Coronel Wildson, esclarece que as buscas pelo militar continuam desde a ocorrência do fato, e que paralelamente ao mesmo, será instaurado procedimento administrativo para apurar a circunstância dos fatos.

O Exército Brasileiro age prontamente, com transparência e oportunidade, para resolver todo e qualquer tipo de incidente envolvendo seus militares, e se solidariza neste momento difícil com os amigos e familiares do referido militar, prestando todo tipo de apoio necessário. “1822-2022 –

BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. SOBERANIA E LIBERDADE”

- Publicidade -
Copiar