26 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Documentário mostra depoimentos e registros da vida e trabalho de artista acreano

Por

- Publicidade -

Um documentário dirigido por Isabelle Amsterdam apresenta registros do diário e caderno de trabalho do artista acreano Maués Melo. O curta-metragem ‘Maués, a Garça’ tem formato híbrido e busca mostrar a importância do artista Maués Melo para o cenário da cultura acreana.

A exibição do documentário está marcada para o dia 1 de maio, às 17h30, na segunda edição do ‘Festival Internacional LGBTQIA+ Transamazônico’, que ocorre em Rio Branco. Para a diretora, a expectativa para a estreia do filme é a melhor possível. Segundo ela, é um filme acreano feito para o Acre.

“O objetivo desse documentário é trazer a tona a figura do Maués, que foi tão importante para o teatro acreano, extremante performático. E é um registro mesmo da nossa história, do que a gente vai poder passar para as outras gerações”, conta a diretora do filme.

Com 27 minutos de duração, o curta é estruturado com depoimentos de pessoas próximas a Maués. Segundo Isabelle, devido à pandemia e ao isolamento social, todas as entrevistas foram feitas através de ligações. De acordo com ela, o filme possui uma narrativa própria.

“É um filme que nós optamos por, então, colocar o Maués e a figura dele em evidência a maior parte do tempo, o tempo inteiro e não temos imagens de outras pessoas que não ele”, complementa.

A diretora explica ainda que por ser uma figura tão jovem e que morreu cedo por conta do HIV, o filme trata da temática LGBTQIA+ e debate a questão da doença na década de 80 e 90.

“As pessoas que estão nesse filme fazem parte da cultura acreana, mesmo que não residam aqui. Então, a expectativa para a estreia é a melhor possível. Espero muito receber todo mundo para essa estreia aqui no Acre, porque depois nós vamos começar a circular com ele. Já começamos a circular com ele em outros festivais e mostras”, enfatiza Isabelle.

O filme deve ser exibido em outros eventos pelo Brasil e exterior, mas sem datas definidas ainda. A expectativa da diretora do filme é que ele possa ser expandido e leve o Acre para diversos lugares.

Curta-metragem ‘Maués, a Garça’ tem formato híbrido e busca mostrar a importância do artista para o cenário da cultura acreana — Foto: Arquivo pessoal

Curta-metragem ‘Maués, a Garça’ tem formato híbrido e busca mostrar a importância do artista para o cenário da cultura acreana — Foto: Arquivo pessoal

Sobre o Festival

O ‘Festival Internacional LGBTQIA+ Transamazônico’ busca ampliar os debates sobre essa temática e as perspectivas da produção artística e cultural acreana. Em 2022, a segunda edição do festival acontece de forma presencial e gratuita.

A programação do festival está disponível no site do evento. Ele acontece do dia 28 de abril até dia 1 de maio, no Teatro Hélio Melo.

Fonte: g1 Acre.

- Publicidade -
Copiar