Ícone do site O Juruá Em Tempo

Grammy 2022: confira a lista completa de vencedores da premiação

Depois de dois anos com restrições por causa da Covid-19, a cerimônia do Grammy de 2022 voltou a ser totalmente presencial. O pianista Jon Batiste foi o grande ganhador da noite, liderando em número de indicações (11) e de troféus, vencendo em cinco categorias, inclusive a principal, a de álbum do ano. O Brasil fez bonito com a pianista brasileira Eliane Elias, que ganhou na categoria melhor álbum de jazz latino pelo trabalho Mirror Mirror. 

A cerimônia deste ano, que deveria ter ocorrido no início deste ano em Los Angeles, foi adiada devido a pandemia e aconteceu no MGM Grand, em Las Vegas. Olivia Rodrigo, de 19 anos, era uma das favoritas da noite. Ela foi a única que disputou todas as três categorias mais importantes: álbum, música e gravação do ano, pelo seu álbum de estreia Sour, mas não ganhou em nenhuma delas. A artista, no entanto, não saiu de mãos abanando e levou para casa o troféu em duas categorias: artista revelação e melhor performance pop solo.

Quem também se destacou foi a dupla Silk Sonic, formada por Anderson .Paak e Bruno Mars, que ganharam três prêmios nas categorias canção do ano, gravação do ano e melhor performance de R&B.

O Foo Fighters venceu em três categorias: álbum de rock, música de rock e performance de rock. A banda faria apresentação no evento, mas cancelou a ida ao Grammy após a morte do baterista, Taylor Hawkins. O baterista recebeu diversas homenagens na noite. Uma delas foi feita pela cantora Billie Eilish, que se apresentou usando uma camiseta com o rosto de Hawkins.

A noite contou ainda com uma rara aparição de Joni Mitchell, de 78 anos, que quase não aparece em público desde que sofreu um aneurisma em 2015. No Grammy, ela subiu ao palco para apresentar o show da cantora country Brandi Carlile. Em um outro momento emocionante da noite, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez uma participação em vídeo pedindo paz no país, que está em guerra contra com a Rússia.

O sistema de indicações deste ano mudou. Antes, as decisões eram tomadas por 15 a 30 especialistas cuja identidade era desconhecida. Agora, as indicações foram feitas após votações dos 11 mil integrantes da academia. As mudanças vieram após as críticas feitas pelo cantor The Weeknd, que não havia sido indicado em nenhuma categoria na edição passada. Além disso, o número de indicados nas categorias principais aumentou de oito para dez.

Álbum do ano

Canção do Ano

Gravação do Ano

Artista Revelação

Melhor performance solo pop

Melhor performance em grupo ou dupla de pop

Melhor álbum vocal de pop

Melhor álbum vocal tradicional de pop

Melhor álbum de rap

Melhor música de rap

Melhor performance de rap

Melhor performance de rap melódico

Melhor Álbum de Rock

Melhor Performance de Metal

Produtor do ano, não clássico

Melhor álbum country

Confira os outros vencedores:

Sair da versão mobile