23.5 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Hospital de Amor passa a oferecer serviços de prevenção de câncer de pele e boca em Rio Branco

Por

- Publicidade -

O Hospital de Amor de Rio Branco ampliou os atendimentos e passou a ofertar serviços de prevenção de câncer de boca e de pele. Os dois são disponibilizados para homens e mulheres. Até então, o hospital fazia somente atendimentos voltados ao câncer de mama e colo do útero.

Os novos serviços começaram a ser feitos em novembro do ano passado, mas só agora foi divulgado pela direção.

Para a prevenção do câncer de boca, as consultas são realizadas para homens e mulheres a partir dos 35 anos de idade que fumam, têm o hábito de consumir bebidas alcoólicas, que estão com alguma lesão na boca que não cicatriza ou que pararam de fumar e beber bebida alcoólicas há menos de 20 anos, ou seja, que já tem 5 anos que parou de fumar.

Ainda conforme a direção da unidade, para a prevenção e tratamento do câncer de pele, as consultas são agendadas com encaminhamento de um profissional da saúde ou se houver lesão de pele suspeita a partir de triagem por foto ou na própria unidade.

“No caso do câncer de boca, se der resultado positivo, o paciente é encaminhado para fazer o tratamento no Hospital do Câncer do Acre (Unacon). E quando dá o câncer de pele, o tratamento é feito aqui no Hospital de Amor mesmo e alguns casos são encaminhados para tratamento em outra unidade”, informou a gerente do hospital, Ana Maria Negreiros.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), no ano passado, 45 pessoas foram diagnosticadas com câncer de pele no Acre. Além disso, 21 receberam diagnóstico de câncer na cavidade oral – boca.

Com relação ao serviço de prevenção de câncer de mama e colo do útero, a direção do Hospital de Amor informou que os exames de mamografias são ofertados para mulheres a partir de 50 a 69 anos e o papanicolau para mulheres entre 25 e 64 anos de idade.

Os atendimentos são de segunda à sexta-feira, das 07 às 17 horas. As consultas para exames podem ser agendadas pelo telefone 3213-5501 ou pelo WhatsApp 3213-5508.

 

  • Por G1 Acre
- Publicidade -
Copiar