22.6 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

‘Não aconselho a testar ainda mais nossa paciência’, alerta Rússia

Por

- Publicidade -

A Rússia acusou nesta quinta-feira, 28, os Estados Unidos e seus aliados europeus de incitar abertamente a Ucrânia a atacar a Rússia. Em comunicado lido pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, Moscou alertou o Ocidente de que pode haver uma dura resposta militar a qualquer novo ataque ao território russo.

“No Ocidente, eles estão incitando abertamente Kiev para atacar a Rússia, inclusive com o uso de armas recebidas de países da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan. Não os aconselho a testar ainda mais nossa paciência”, disse Zakharova.

Dois meses depois de invadir a Ucrânia, a Rússia relatou nos últimos dias ter sofrido uma série de ataques das forças ucranianas às regiões russas que fazem fronteira com o país. Moscou advertiu que esses ataques podem provocar de uma escalada significativa.

A Ucrânia não assumiu diretamente a responsabilidade, mas diz que os incidentes são uma vingança, enquanto a Rússia lembrou das declarações do Reino Unido, integrante da aliança militar ocidental Otan, de que é legítimo que a Ucrânia tenha como alvo a logística russa.

Mais cedo, o Kremlin já havia afirmado que o esforço dos Estados Unidos e seus aliados ocidentais para fornecer armas à Ucrânia, incluindo artilharia pesada, representa uma “ameaça à segurança do continente europeu”.

Devido ao aumento do contingente de armas enviadas, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acusou a Otan de travar uma guerra por procuração contra a Rússia.

- Publicidade -
Copiar