23.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Nos 45 anos da PGE, governo empossa novos procuradores do Estado

Por

- Publicidade -

Com a missão de resguardar juridicamente os atos administrativos do Poder Executivo e atuar na defesa de políticas públicas que beneficiem a população, a Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE-AC) completou 45 anos de criação nesta sexta-feira, 29.

A instituição promoveu uma cerimônia no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC), em Rio Branco, para celebrar a data, que foi marcada por homenagens e pela posse de dez novos procuradores do Estado.

Convidado de honra, o governador Gladson Cameli prestigiou o evento. Em seu discurso, o gestor enalteceu a trajetória de sucesso da PGE-AC. Também aproveitou a oportunidade para parabenizar os procuradores empossados.

Governador Gladson Cameli destacou trajetória de sucesso da PGE-AC. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“A PGE é uma das instituições mais sérias e transparentes do nosso estado. Isso se deve ao trabalho árduo desempenhado pelos procuradores e demais servidores ao longo dos últimos 45 anos. Gostaria de parabenizar o órgão e dar as boas-vindas a estes novos profissionais, que chegam para contribuir ainda mais com a nossa Procuradoria”, declarou.

Gladson Cameli relembrou ainda os esforços da Procuradoria-Geral durante o período crítico da pandemia de covid-19, uma das maiores crises sanitárias já enfrentadas pela humanidade.

Gestor também aproveitou para agradecer o emprenho da instituição no enfrentamento à pandemia de covid-19. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“A PGE teve um papel fundamental e sou muito grato por tudo que vocês fizeram por nossa população. O Estado contou com o respaldo jurídico em todas as suas ações e isso nos ajudou a salvar milhares de vidas”, pontuou.

Posse de novos procuradores

No Dia do Procurador do Estado do Acre, os aprovados no 7° concurso público promovido pela instituição tomaram posse no cargo. Entre os profissionais está Naiana Carvalho Gonçalves. Acreana de Cruzeiro do Sul, ela afirma que este é o maior desafio da carreira jurídica.

Posse da procuradora Naiana Carvalho contou com a participação da filha. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Além de uma realização profissional, entrar nos quadros também é uma realização pessoal. Fui estagiária na PGE enquanto cursava a faculdade e sou apaixonada pelo trabalho que a instituição desenvolve. Estou muito feliz por retornar e agora, como procuradora, espero contribuir ainda mais com a PGE”, argumentou.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Acre, Alan de Oliveira Dantas Cruz aguardava por este momento desde a homologação do concurso, há quatro anos.

Alan Dantas (centro) também foi empossado como procurador do Estado. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Estou muito orgulhoso de poder estar representando o meu estado e o ensino público, também. Assumo esse cargo prometendo muito comprometimento e dedicação com a população acreana, atuando sempre em prol do interesse público”, ressaltou.

O piauiense José Neto Castelo Branco de Vasconcelos também foi empossado. Ele classificou a entrada na PGE como a realização de um sonho. “Foram muitos anos de empenho e abdicação para que esse dia se tornasse realidade. A partir de agora, estamos prontos para nos dedicarmos e trabalharmos em prol do Estado”, disse.

José Neto Castelo Branco comemora posse ao lado da família. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A PGE-AC passa a contar com 52 profissionais em seus quadros. De acordo com procurador-geral do Estado, Marcos Santiago Motta, a chegada dos novos servidores é fundamental para que o órgão preste seus serviços com excelência.

“Hoje é um dia de muita celebração pelos 45 anos da PGE. A posse desses dez novos procuradores engrandece ainda mais essa data e era muito aguardada. Este reforço representa a possibilidade de podermos analisar com maior celeridade todos os processos que chegam até nós”, argumentou.

Marcos Motta é o atual procurador-geral do Estado. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A solenidade contou com a participação do corregedor-geral da PGE-AC, Luciano Trindade; do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Roberto Barros; do vice-presidente do TRE-AC, desembargador Luís Camolez; da defensora-geral do Estado, Simone Santiago; do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Pedro Longo; do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre, Danilo Lovisaro; e do presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, Vicente Prata Braga; entre outras autoridades.

Homenagens

Como parte da programação, houve a entrega da Medalha do Mérito da PGE-AC. A comenda é destinada aos procuradores da classe especial e personalidades dignas de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em favor do fortalecimento e valorização da instituição.

Ex-procurador-geral do Estado, João Paulo Setti foi um dos homenageados. Foto: Marcos Vicentti/ Secom

Um dos homenageados foi o ex-procurador-geral do Estado João Paulo Setti Aguiar. O profissional foi nomeado pelo governador Gladson Cameli em janeiro de 2019 e atuou no período mais crítico da pandemia do novo coronavírus. Atualmente, está lotado na Procuradoria Regional em Brasília (DF).

Também foram condecorados o governador Gladson Cameli; o procurador-geral Marcos Motta; o procurador-geral adjunto Leonardo Rosa; os procuradores Paulo Barreto, Daniela Marques, Leandro Maia, Luiz Amaral, Maria José Maia, João Figueiredo, Érico Barbosa, Harlem Sousa e Mayko Maia; e a procuradora aposentada Maria Ferreira Araújo.

- Publicidade -
Copiar