Aconteceu na manhã desta terça-feira (05), reinauguração da escola de ensino infantil Irmã Diana, localizada no bairro do Cruzeirinho, em Cruzeiro do Sul. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação do Município já investiu R$ 8.889.292,46 na educação do município.
De acordo com o secretário de educação Amarísio Saraiva de Oliveira, esses investimentos permanecem que a escola tenha mais autonomia de atuação. “Com isso a sociedade ganha com a velocidade que ela não teria se fosse direto com a secretaria”, disse.
O secretário destacou que houve um aumento de 500% na merenda escolar e que esses investimentos iniciais foram uma conquista do prefeito Zequinha Lima. “Isso vai mudar a vida das pessoas. Mas precisamos que os nossos gestores também tenham a responsabilidade de gerir bem esses recursos financeiros. As coisas vão continuar evoluindo”, destacou.
A diretora da escola Irmã Diana, Eliane Almeida, disse que esse momento da reinauguração e do retorno das aulas presenciais, foi bastante aguardado tanto pela equipe da instituição, quanto pela comunidade escolar. “Estamos muito animados. A nossa expectativa para o ano escolar de 2022 são as melhores, principalmente por conta do que recebemos agora. Essa reforma vai mudar, significativamente, a forma do professor ensinar e conduzir o ensino”, disse.
A escola passou por mudanças como ampliação de novos espaços, troca de piso, troca de cobertura, novos equipamentos tecnológicos e material escolar para os alunos.
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, também marcou presença na reinauguração da escola de ensino infantil e disse estar emocionado e feliz pela realização. “O que nós queremos com todo esse investimento é que possamos estar melhorando a cada dia a qualidade do ensino que estamos oferecendo ao povo da nossa cidade que frequentam as escolas municipais. Fico feliz de saber que esses investimentos vão chegar a quase R$ 9 milhões”, explicou.
Vale destacar que, de acordo com o prefeito, só neste ano, já foram construídas quase 13 escolas na zona rural e 06 escolas estão sendo reformadas na zona urbana. “É uma revolução que nós estamos fazendo na educação. Porque nós entendemos que o futuro da sociedade depende de uma boa educação”, disse o prefeito.
Zequinha lembrou ainda que muitas escolas ainda não poderão iniciar seu ano letivo de 2022 por conta da cheia do Rio Juruá. Algumas foram tomadas pelas águas e outras foram transformadas em abrigo para as famílias que tiveram que sair de suas casas. “O Rio hoje está 13,56m. 56cm além da cota de transbordamento. Então muitas de nossas famílias ainda estão em abrigos, que são as escolas. Mas mesmo essas escolas não tendo condição de começar a aula presencial, as aulas continuam de forma remota. Assim que os rios der condições nós reiniciaremos as aulas presenciais também nessas escolas”, explicou.
- Com reportagens de Beatriz Santos, dO Juruá em Tempo.





