31.2 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de Guajará (AM) comemora 6 anos de instalação da Farmácia de Atenção Básica

Por

- Publicidade -

A atenção básica à saúde, também denominada como cuidados de saúde primária são os componentes dos sistemas de saúde destinado a prestar serviços essenciais de saúde para toda a população, sem distinção de raça, idade, patologia presente etc. É fundamental sempre estar à disposição a atenção primária, pois é onde ocorre à primeira anamnese e posteriormente encaminhamento para o atendimento médico.

A Farmácia de Atenção Básica foi instalada pela gestão do prefeito Ordean Silva (PP), há quase 6 anos e já foram atendidas mais de 30 mil receitas médicas do município de Guajará (AM), de segunda à sexta-feira, com horário de atendimento das 08h ás 17h. Com tudo, sendo dispensada apenas pela farmacêutica responsável, Beatriz Barbosa Saraiva.

A infraestrutura da Farmácia é compatível com as atividades desenvolvidas. Primeiramente no interior do estabelecimento a farmácia é separada visualmente com espaço do computador, onde ocorre a parte burocrática da farmácia desde a solicitação dos pedidos da farmácia para secretaria, recebimento dos memorando e ofícios das UBS, controle de entrada e saída dos medicamentos em especial os controlados, dentre outros protocolos. Segundo, a exposição dos medicamentos controlados que por sua vez são guardados nos armários de inox e trancados, cujo são redigidos sob vigilância da farmacêutica. Terceiro, a exposição dos medicamentos nas prateleiras de forma organizada de A – Z de acordo com a classe. Quarto, a exposição dos insumos e quinto o estoque no qual também é organizado e separado por classe, justamente para uma boa visualização e controle das medicações. Já na parte externa do estabelecimento são disponibilizadas cadeiras e um banco para aguardar o atendimento, mural de avisos, banheiro e bebedouro.

Dentre a infraestrutura é importante mencionar que os medicamentos não podem ficar armazenados no chão, pois pode ocorre interferência em sua forma. Deste modo, quando os pedidos chegam são armazenados nos paletes até sua devida conferência, após isso, são direcionados para exposição ou para depósito, caso não há espaço para armazenamento das medicações e dos insumos são postos nos paletes de acordo com o manual de boas práticas.

As medicações precisam de controle não só no ato da dispensação como também no monitoramento da temperatura e umidade do ambiente, para isso utiliza-se uma planilha mensal que contém a umidade, temperatura do momento, temperatura máxima e temperatura mínima. Todos os dias são feito esse controle através do termo higrômetro. Aceitabilidade: Temperatura ideal entre 15 e 25 °C e umidade entre 40 e 70%. Porém a taxa máxima da temperatura é 30°C.

A dispensação dos medicamentos ocorre através de receituários médicos e de enfermeiros. Os medicamentos de competência de controle especial também só são possíveis com seus respectivos receituários, tais como: psicotrópicos receituários B (receita azul) e C1 em 2 vias, lista das outras substâncias sujeitas a controle especial. Para a dispensação dos controlados é necessário o registro geral (RG), sem este documento não é possível à liberação da medicação.

A central além de disponibilizar a atenção primária para a população/pacientes também atende as UBS e viagens planejadas da cidade. Sendo que para as UBS além de fornecer medicamentos de emergências tais como antitérmicos, analgésico, anti-inflamatórios, eméticos, hipertensivos entre outros, também tem o papel de contribuir com os insumos que são de extrema importância para o funcionamento dos estabelecimentos.

 

- Publicidade -
Copiar