Ícone do site O Juruá Em Tempo

Prefeitura de Marechal Thaumaturgo em parceria com o Senar promove cursos de capacitação para produtores rurais

Uma parceria entre a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, através da Secretaria de Agricultura, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), deu a oportunidade para os produtores rurais participarem de dois cursos.

As aulas iniciaram nesta quinta-feira (21). Um dos cursos é de Cafeicultura e o outro é sobre Psicultura. Cerca de 30 produtores estão participando dos cursos. Entre eles, está João Batista, segundo ele, a capacitação sobre a Cafeicultura é muito importante, pois muitos trabalhadores rurais já cultivam café, mas não possuem o conhecimento específico da área. “Nós estamos em uma fase de plantio de café, mas somos novatos nessa área. Nós vamos adquirir conhecimento a partir deste curso que está acontecendo aqui”, disse.

João Luciano, secretário de agricultura, frisou que estão sendo ofertados dois cursos, cada um com duração de cinco dias. “Esses cursos são muito importantes, pois são profissionalizantes, para deixar o produtor pronto, saber como cuida do café, como que cria o peixe. A partir disso eles vão conseguir andar com as próprias pernas e não ficam dependendo da assistência técnica, então isso é bom”, explicou.

Para o instrutor do curso, a agricultura trabalhada de maneira correta traz maior produtividade para os trabalhadores rurais. “A agricultura hoje, trabalhada da maneira correta traz produtividade. Quero agradecer em especial a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo na pessoa do Valdélio e do seu secretário João Luciano, que estão desempenhando esse papel de trazer-nos até o produtor”, destacou.

Valdélio Furtado, prefeito do município, disse conhecer bem a realidade dos produtores, já que também foi produtor. “É muito importante trazer essas formações, porque nós sabemos das dificuldades que é ainda os produtores lidarem com a produção de peixe e com a do café que está se iniciando em Marcehal Thaumaturgo. Quero aproveitar para agradecer os técnicos, os nossos engenheiros, o Marcelo, o Joabe, o nosso secretário de agricultura, João Luciano e os técnicos do Senar”, agradeceu.

Sair da versão mobile