27 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Programa Presídios Leitores inicia campanha de doação de livros que serão entregues a biblioteca da Penitenciária Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

O Programa Presídios Leitores, iniciará nesta segunda-feira (18), uma campanha de doação de livros, que serão encaminhadas para a biblioteca da Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva. Serão 20 pontos de doação espalhados em quatro municípios acreanos: Cruzeiro do sul, Rio Branco, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

O programa Presídios Leitores é uma parceira entre a Universidade Federal do Acre, Instituto de Administração Penitenciária – Iapen, Tribunal de Justiça do Acre, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte – SEE, Instituto Federal do Acre e Academia Acreana de Letras. O intuito é auxiliar as equipes técnicas das unidades prisionais do estado na efetivação de práticas leitoras para com as pessoas privadas de liberdade.

A metodologia do programa apresentado baseia-se na criação de um banco de avaliadores para os trabalhos produzidos pelos reeducandos leitores; no treinamento desses avaliadores; na realização de uma campanha de aquisição de acervo bibliográfico; na criação de um núcleo para a escrita de projetos e a inscrição desses projetos nos editais; na potencialização da pesquisa em torno da leitura no contexto prisional dentre outros projetos.

Segundo a professora doutora Maria José da Silva Moarias Costa, idealizadora do projeto, e líder do Grupo de Investigação Leitura e Vida (GIL), o programa é de extrema importância, já que não há nenhuma outra iniciativa deste tipo no Vale do Juruá.

“Este programa é importante no âmbito da discussão a respeito da leitura, uma vez que não temos, na região do vale do Juruá, nenhuma iniciativa nesse sentido. Apesar das secretarias de Educação tanto municipais como estaduais realizarem formações de modo intensivo com os professores, o espaço para a discussão da leitura enquanto fenômeno de base para a formação humana e como instrumento capaz de melhorar a vida do cidadão no contexto prisional ainda é inexpressivo”, explicou.

A constituição do Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional estabelecido para os anos 2021-2024 no estado do Acre aponta como um dos seus dezesseis objetivos a criação de programas de acesso à leitura, inclusive com a instituição de clubes/grupos de leitura. Esse plano vem contextualizar nos limites do estado do Acre o que já se esboça na legislação nacional que orienta a leitura em prisões.

A expectativa é que o Programa Presídios Leitores contribua para que os apenados tenham interesse em continuar sua formação escolar, acadêmica e humana, além de leva-los a da possibilidade de visualização de um percurso de vida diferente para o futuro.

A campanha de doação dos livros visa ampliar o acervo biblioteca da Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, a fim de que as práticas de leitura possam ocorrer de modo mais efetivo.

“São 20 pontos de doação. Onde você encontrar um banner do Programa Presídios Leitores, pode fazer sua doação. O livro que ajudou a construir a sua história pode marcar profundamente outras vidas. Dê vida nova aos seus livros!! Precisamos especialmente de livros literários. A liberdade passa pela leitura”, destacou Maria José.

Pontos de doação em Cruzeiro do Sul: Universidade Federal do Acre, Prédio do Projeto Rondon, Instituto Federal do Acre, Cidade da Justiça, Presídio Manoel Neri da Silva, Núcleo da SEE, Prefeitura de Cruzeiro do Sul, 61º BIS e Quartel da Polícia Militar.
Em Rio Branco: Universidade Federal do Acre, Instituto Federal do Acre, Tribunal de Justiça, IAPEN, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria Municipal de Educação e Academia Acreana de Letras.
Em Mâncio Lima: Núcleo da SEE e Secretaria Municipal de Educação.
Em Rodrigues Alves: Núcleo da SEE e Secretaria Municipal de Educação.

As pessoas interessadas em fazer doações nos demais municípios podem entrar em contato pelo e-mail – [email protected] .

- Publicidade -
Copiar