O alemão Hans Peter desembarcou em Cruzeiro do Sul na noite da última segunda-feira (13) e irá cumprir agenda no Juruá nesta terça (14) e quarta (15), visitando locais com potencial a se tornarem pontos turísticos.

O Programa Rede de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo foi desenvolvido pelo Sistema Fecomércio, com apoio da Federação das Associações Empresariais e do Instituto Educacional da Economia Bávara da Alemanha (BBW), para elaborar e implementar um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável do turismo local – os munícipios apresentaram cases de sucesso locais, desenvolvidos sob consultoria da equipe técnica do programa. Aqui no Vale do Juruá, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem dado suporte as visitações.

Umas das visitas foi ao Rio Croa, local rico em fauna e flora, lá é possível encontrar árvores centenárias como sumaúma e seringueira, além das famosas vitórias régias que ficam nas águas do rio. Também foram visitados alguns pontos culturais: o Museu do Fórum, a Casa do Bispo e à Vista panorâmica do Centro.
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, disse ser uma honra receber um consultor técnico exclusivo para a área de turismo e lembrou, que Cruzeiro do Sul é o primeiro município do Acre a ser visitado pelo alemão. “Para nós é uma honra, porque nós temos dado um grande destaque para essa área do turismo aqui em Cruzeiro do Sul. Tanto é que o tonamos como uma secretaria autônoma para trabalhar de forma autônoma essa questão do planejamento e das ações que temos para ser implementada”, disse.

coordenadora da Federação da Indústria do Acre (Fieac) no vale do Juruá, Janaina Terças, também acompanhou as visitas e, segundo ela, o Acre e o Brasil pode ganhar muito com a implementação do selo verde do Programa Del Turismo. “80% da nossa mata é preservada, então o mundo vê isso. Nós precisamos pensar em uma forma de unir meio ambiente e economia para gerar emprego e renda e trazer turista que estejam interessados nessa área, voltada para questão sustentável, com base comunitária de vivência, que é o que nós temos aqui no Juruá”, explicou.
João Bosco Nunes, coordenador de turismo da Federação de Comércio do Acre (Fecomercio), explicou que essa visitação é o primeiro passo para a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul aderir ao Del Turismo. “Os alemães vieram aqui apresentar e explicar o projeto”, disse.
Em 2015 foi estabelecida uma parceria entre Federação das Associações Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e a Facisc, que possibilitou a implementação do Programa DEL nos primeiros municípios gaúchos. Até 2017, o Programa DEL já havia atendido mais de 20 municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, permitindo aos municípios participantes utilizar suas forças endógenas para promover seu desenvolvimento econômico de forma sustentável. Motivado pelos sucessos encontrados no Sul do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte (SENAC RN) aderiu como terceiro parceiro em 2017 ao Programa DEL. O SENAC RN adaptou a metodologia às necessidades de muitos municípios potiguares e lançou em 2018 o Programa DEL Turismo, uma solução para municípios que têm o turismo como principal fonte de renda ou pretendem fortalecer esse setor de sua economia.

