22.6 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Vídeo mostra mulher dando à luz em colchonete no corredor da Maternidade de Rio Branco

Por

- Publicidade -

Viralizou nas redes sociais, o vídeo de uma mulher dando à luz no chão do corredor da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. Nas imagens gravadas no dia 13 de abril, é possível ver a mãe deitada apenas em um colchonete.

A gerente da maternidade, Laura Pontes, afirmou por meio de uma nota que as imagens são reais, e que abril foi um mês atípico, no qual foram registrados vários partos e relembrou que a estrutura da unidade é pequena, o que contribui para toda essa situação.

“O momento do parto não espera e ao ser identificado como iminente, a gestante foi trazida a um ambiente mais próximo e calmo (setor Doce Espera) e assistido o parto com a assistência possível, com profissionais capacitados e mantida a privacidade da paciente, garantindo o mínimo de conforto possível. Queremos enfatizar que o processo de humanização envolve o acolhimento, a assistência a atenção, a naturalidade com que ocorre o parto e que nunca será impedido de ocorrer quando chegar o momento certo. Foi o que aconteceu e que, por vezes, acontece nos lares e tantos outros lugares”, diz o documento.

Ainda segundo informações da direção, a mãe e a bebê receberam alta 24h após o parto e as duas passavam bem.

No vídeo que começou a circular nas redes sociais neste finam de semana, mostra mãe e filha recebendo atendimento médico em um colchonete no chão.

Esta é a segunda vez esse ano que um caso assim acontece. Em janeiro, uma mulher entrou em trabalho de parto e deu à luz uma menina em frente à Maternidade.

Veja nota na íntegra

Queremos informar que sim, tivemos o conhecimento desse parto, que o mês de abril está sendo atípico, muitas mulheres em trabalho de parto nos buscam e somos uma maternidade criada com uma estrutura para atender uma população bem menor que a atual e por conta disso o governo busca, nesse momento, construir uma outra com melhor estrutura e capacidade de atendimento.

Que nossa maternidade é pública e acolhe todas as mulheres que nos buscam e o atendimento foi assistido por profissionais experientes.

Que o momento do parto não espera e que ao ser identificado como iminente a gestante foi trazida a um ambiente mais próximo e calmo (setor Doce Espera) e assistido o parto com a assistência possível, com profissionais capacitados e mantida a privacidade da paciente, garantindo o mínimo de conforto possível.

Queremos enfatizar que o processo de humanização envolve o acolhimento, a assistência a atenção, a naturalidade com que ocorre o parto e que nunca será impedido de ocorrer, quando chegar o momento certo! Foi o que aconteceu e que, por vezes, acontece nos lares e tantos outros lugares. Nós estamos de braços abertos a todas as gestantes. Nossos profissionais são competentes e preparados para atendê-las e estamos a cada dia buscando melhorar a estrutura e as condições de atendimento. Temos certeza que melhoraremos!

Laura Pontes, diretora-geral da Maternidade Bárbara Heliodora

- Publicidade -
Copiar