24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

28 m3 de madeira são apreendidos após serem comercializados ilegalmente em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

No último dia 12, aconteceu a Operação Amazônia Verde II. A equipe de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apoiada por Policiais da Força Nacional e Soldados do 61º BIS – Comando de Fronteira Juruá/ 61º Batalhão de Infantaria e Selva – Exército Brasileiro, estiveram na Unidade Técnica de 1º Nível em Cruzeiro do Sul.

A operação teve como objetivo atender uma denúncia cadastrada no Sistema de Linha Verde de Ouvidoria, que dizia respeito a marcenarias do bairro da Varzeá que estariam transportando e comercializando madeira sem o Documento de Origem Florestal (DOF), instituído pela Portaria n° 253, de 18 de agosto de 2006, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O DOF constitui licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa.

Ao chegarem no local, as autoridades constataram que as madeiras estocadas nos pátios dos estabelecimentos não possuíam o documento, por conta disso, foram realizados os procedimentos de autuação das empresas, apreensão e logística do total de 28 M3, de madeiras para doação a órgãos e entidades públicas conforme IN 19 – IBAMA, de 19 de dezembro de 2014.

- Publicidade -
Copiar