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quinta-feira, abril 25, 2024

Acreano apaixonado por aviação visita destroços do Boeing 737 que caiu em Mâncio Lima no ano de 1992

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Jefferson Cordeiro Maia é fotógrafo, engenheiro civil e criador da página Aviação Acreana, que produz conteúdos sobre aviação para as redes sociais. Em sua última publicação no facebook e instagram, ele mostra sua jornada em busca dos destroços que ainda restam do Boeing 737-200 Cargueiro da extinta Vasp (Viação Aérea São Paulo), que caiu no ano de 1992 nas águas do Rio Moa no Município de Mâncio Lima. O acidente aconteceu na região onde hoje é a reserva Paraná Japiim, também conhecida como Volta da Aurora.

Jefferson, alguns amigos e moradores que já conheciam o local, chegaram ao ponto onde estão os destroços do fatídico acidente que aconteceu a quase 30 anos.

“Eu sou apaixonado pela aviação, por isso criei essa página, dois aí (na foto) são pessoas de Mâncio Lima que já foram lá e por isso fui com eles, gostam também de aviação, outros dois são amigos e que conseguiram o barco”, contou.

O acidente matou dois tripulantes e um mecânico da empresa no dia 22 de junho de 1922. Alguns destroços continuam lá, mas a maioria foi levado pelas enchentes e vazantes do Rio Môa ou mesmo por pessoas que passaram pelo lugar ao longo dos anos.

“A maioria dos destroços do Boeing já não se encontram mais no local, alguns foram soterrados pelo movimento das águas do Rio Môa e outros foram levados por desconhecidos como lembrança da tragédia que há 30 anos marcou a história do Vale do Juruá”, relatou.

Segundo o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi durante a madrugada de uma segunda-feira quando os pilotos Dárcio Lino de Mattos e Ricardo Desidério Lopes (co-piloto) já se aproximavam da descida para Cruzeiro do Sul, quando o alarme de fumaça do compartimento de carga começou a soar.

O mecânico Mauro da Silva Borges foi enviado para acionar o extintor, caso houvesse necessidade, porém ele disse não haver anormalidade no compartimento. O comandante pediu para que ele fechasse a parte e sentasse para que o pouso procedesse e fosse feita a verificação em solo. Eles não perceberam que estavam muito abaixo da rampa ideal de descida. Cerca de 15km antes do pouso, a aeronave colidiu com as copas da árvore e atingiu o solo.

Neste link: http://sistema.cenipa.aer.mil.br/cenipa/paginas/relatorios/rf/pt/RF-PP-SND-22_06_1992.pdf você confere o relatório do Cenipa a respeito do o acidente e neste outro: https://www.youtube.com/watch?v=rsz1WlBjSVs um vídeo do YouTube que mostra o CVR (Cockpit Voice Recorder) – o áudio da cabine instantes antes e no momento do acidente.

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